Viver é uma arte  - Antônio Campos

Notícias

10/05/2010

Viver é uma arte - Antônio Campos

10/05/2010
Viver é uma arte  - Antônio Campos

Publicado na Folha de Pernambuco - 10.05.2010

Vinícius de Moraes dizia que é melhor viver do que ser feliz. O propósito da vida não é necessariamente a busca da felicidade. São mais interessantes na vida a curiosidade, os desafios, o bom combate com as vitórias e as derrotas. A busca de harmonia. A vida é mais uma busca do que um encontrar. Fernando Pessoa fala sobre a verdadeira história da humanidade: “Ah! Quem escreverá a história do que poderia ter sido?”

Vivemos fugindo de uma palavra que expressa, na maioria das vezes, um sentimento de frustração: quase. Um texto escrito em 2003 por uma então estudante de medicina catarinense chamada Sarah Westphal Batista da Silva e lançado na internet com autoria atribuída ao cronista e escritor Luiz Fernando Veríssimo tornou-se uma referência sobre a síndrome do quase. Depois de tantas negativas de Verissimo de que o texto tinha sido escrito realmente por ele, a autora de ‘O Quase’ foi descoberta em 2005, quando o seu texto já havia sido traduzido para o francês numa coletânea de textos e versos de brasileiros, entre os quais Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira.

No fim do seu texto Sarah Westphal sugere: “... Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.”

Muitos já falaram com maior maestria e conhecimento do que eu sobre a dor e a delícia de viver. Contudo, faz-se necessário pregar, mais do que nunca, um novo humanismo para o século XXI, em que o homem afinal se convença de que a grande viagem a ser feita é em torno de si mesmo, em busca da sua identidade, e que a grande descoberta é a do outro - seu irmão - através da fraternidade e da solidariedade.

Não façam de suas vidas um quase. Todo homem pode nascer uma segunda vez ao dar um sentido à sua vida, fazendo-a valer à pena. Viver é uma arte. Saiba viver. Jamais perdi a esperança.
 
 

Voltar