Memória

A coragem da Advocacia. A força de Pernambuco. A essência da Justiça. Uma história de resiliência e protagonismo

A OAB Pernambuco foi fundada em fevereiro de 1932. Naquele momento, já existia o Instituto dos Advogados de Pernambuco. Foi precisamente na sede do IAP, no segundo andar do Palácio da Justiça, à Praça da República, que se reuniram os fundadores da Seccional pernambucana. Compareceram à sessão de fundação os advogados Joaquim Inácio de Almeida Amazonas, Antônio Vicente de Andrade Bezerra, Tomás de Oliveira Lôbo, Arsênio Meira de Vasconcelos e Artur Tavares de Moura. Aclamado para assumir a presidência daquela primeira sessão, Joaquim Amazonas assim o fez, passando-se em seguida à eleição da Diretoria do Conselho. Os votos deram a presidência ao próprio Joaquim Amazonas e a vice-presidência a Andrade Bezerra, ficando como Secretário Artur de Moura e como Tesoureiro Tomás Lôbo.

Em 30 de junho anunciou-se a realização de uma Assembleia Geral, com o fim de reunir todos os advogados inscritos e de eleger mais dez membros para o conselho da Ordem. A Assembleia reuniu-se no dia 3 de julho, no salão do Júri do Palácio da Justiça. Na ocasião, procedeu-se à eleição de dez novos componentes do Conselho, tendo sido escolhidos os seguintes nomes: João Paes de Carvalho Barros, José Joaquim de Almeida, Amaro Gomes Pedrosa, Mário de Almeida Castro, Liberalino de Almeida, Antônio Amazonas de Almeida, Raimundo Diniz Barreto, Ângelo de Souza, Francisco Barreto Campelo e Domingos Marques Vieira.

A nossa história ao longo destes mais de 90 anos está no Memorial da Advocacia Pernambucana Fernando Coelho, onde o passado e o presente se encontram criando uma tapeçaria viva da trajetória da advocacia em nosso estado. Somos transportados por uma jornada de dedicação e compromisso. A bravura de advogados e advogadas que, década após década, ergueram a tocha da justiça e dos direitos fundamentais, iluminando os caminhos da nação, ganha destaque. Os alicerces sobre os quais a Ordem se sustenta não são meramente institucionais; eles são construídos com o vigor e a paixão daqueles que, com coragem e resiliência, enfrentaram adversidades e desafios, sempre em defesa da igualdade, da liberdade e da preservação intransigente do Estado de Direito. E é essa mesma força que, hoje, reverbera nas ações e decisões da OAB, solidificando seu papel como guardiã dos princípios mais caros à nossa democracia.

Conheça o Memorial da Advocacia Fernando Coelho na sede da OAB-PE. Estamos localizados na Rua do Imperador Pedro II, 346 - Santo Antônio - Recife | PE. O espaço está localizado no térreo do prédio. Não é necessário agendamento.

Marcos

Trajetória da OAB Nacional