OAB Pernambuco realiza I Encontro Estadual dos Defensores de Prerrogativas

Notícias

08/04/2022

OAB Pernambuco realiza I Encontro Estadual dos Defensores de Prerrogativas

08/04/2022
OAB Pernambuco realiza I Encontro Estadual dos Defensores de Prerrogativas

Para discutir e fortalecer a defesa das prerrogativas em Pernambuco, a OAB-PE realizou nesta sexta-feira (8) o I Encontro Estadual dos Defensores de Prerrogativas. O evento é uma iniciativa da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP), presidida por Yuri Herculano, e contou com a presença de presidentes das Subseções e presidentes das Comissões de cada uma das Subseccionais do estado. O presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, participou da abertura do Encontro ao lado da vice-presidente, Ingrid Zanella, e do diretor tesoureiro, Carlos Barros. Fernando Ribeiro Lins ressaltou a importância da defesa das prerrogativas para a advocacia. “Em razão das demandas das prerrogativas que são constantes, entendemos por bem fazermos esse encontro com os presidentes das Subseções e das respectivas comissões de prerrogativas para que pudéssemos tratar de um tema que a gente sabe da importância: as prerrogativas dos advogados”, disse o presidente. “A nossa gestão tem tido compromisso com as prerrogativas, uma das nossas principais bandeiras", explicou Fernando Ribeiro Lins.

A vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, destacou a necessidade da união de todas as Subseções na defesa dos direitos dos advogados. "Violar prerrogativa é crime. Nós temos que ser intransigentes na defesa das prerrogativas porque isso afeta diretamente a qualidade da nossa profissão. Para defender as prerrogativas nós temos que trabalhar com vários braços", enfatizou Zanella. O diretor tesoureiro e coordenador das Prerrogativas do Estado, Carlos Barros, reafirmou o compromisso de quem trabalha em prol dos direitos da advocacia. “Nós temos a honra de sermos os advogados dos advogados, defendemos o direito de quem tem como ofício, como missão, defender direitos. Isso é muito significativo. Vamos estar numa só direção que é a defesa das prerrogativas. Se o advogado nos procura é porque está em uma situação limite e precisa do peso da instituição, que é a OAB”, destacou.

O presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP), Yuri Herculano, lembrou o trabalho da OAB-PE em defesa das prerrogativas. “Precisamos divulgar o nosso trabalho para que os advogados saibam o que estamos fazendo e que podem contar com a OAB Pernambuco na defesa de suas prerrogativas. Nosso papel é garantir o livre exercício de toda a advocacia”, asseverou Yuri Herculano.

Palestraram no Encontro o secretário-geral da CDAP OAB-PE, Djair Columbi; a vice-presidente da CDAP OAB-PE, Tássia Perrucci; o advogado Frederico Cal Muinhos; o Conselheiro Estadual, Wilgberto Reis e os advogados Victor Pontes e Victória Galvão.

Estiveram presentes no evento, a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Anne Cabral, e o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), Leonardo Moreira. BALANÇO – De janeiro a março de 2022, a CDAP realizou 63 representações; 71 acompanhamentos de processos jurídicos; 80 atendimentos de plantão; oito assistências; três habeas corpus; um mandado de segurança; seis audiências; quatro acompanhamentos em delegacia; três cumprimentos de mandados; cinco medidas correcionais e nove reuniões institucionais.

Voltar