TST se aproxima do recorde de julgamentos

Notícias

05/11/2009

TST se aproxima do recorde de julgamentos

05/11/2009
TST se aproxima do recorde de julgamentos

Fonte: TST

Os resultados acumulados neste ano indicam uma aproximação do recorde de julgamentos de 2008, que atingiu a marca de 223.430 mil processos. Segundo levantamento da Coordenadoria de Estatística, entre julgamentos e despachos monocráticos, o Tribunal fechou o período de janeiro a setembro o total de 190.280 processos. Este número supera em 36% a quantidade do mesmo período do ano passado, de 139.354 processos.

A elevada produtividade da Justiça do Trabalho tem sido destacada em várias situações. Uma delas foi a posição obtida no cumprimento da Meta 2, do Conselho Nacional de Justiça (ver matéria). Outra foi o desempenho no ranking preparado pelo CNJ por ocasião da campanha “Conciliar é Legal”, em setembro. Além de figurar com seis Tribunais Regionais, entre os dez mais produtivos do Judiciário brasileiro, a Justiça do Trabalho gerou, em apenas cinco dias, R$ 5,9 milhões para os cofres públicos, em função dos impostos e tributos cobrados na execução das ações. (ver matéria).

Mais recentemente, o reconhecimento veio da tribuna, durante sessão de julgamentos da Quinta Turma do TST, no dia 28 de outubro, em manifestação do advogado José Tôrres das Neves, considerado o “decano” do Tribunal. Surpreso com a extensa pauta de julgamentos – só a lista de preferências continha cerca de noventa processos – ele afirmou que sempre estranha as denúncias sobre a lentidão da Justiça do Trabalho, pois, em sua opinião, o problema está no excesso de demandas. Ao cumprimentar os ministros pela pauta recorde, o advogado fez questão de estender o reconhecimento do mérito aos servidores do TST que, “com dedicação imensa, colaboram para essas realizações". 

Voltar