TJPE recebe apoio acadêmico para a Semana Nacional da Conciliação

Notícias

23/11/2009

TJPE recebe apoio acadêmico para a Semana Nacional da Conciliação

23/11/2009
TJPE recebe apoio acadêmico para a Semana Nacional da Conciliação

Fonte: TJPE

Duas instituições de ensino superior acabam de firmar parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (23), representantes da Faculdade de Boa Viagem (FBV) e da Faculdade Maurício de Nassau afirmaram o apoio das instituições ao Poder Judiciário durante a Semana Nacional da Conciliação. O evento, que acontece de 7 a 11 de dezembro, é uma realização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os Tribunais de Justiça do país e tem como objetivo conciliar o maior número de processos, dando mais celeridade para a Justiça nacional.

O encontro, que aconteceu no Palácio da Justiça, teve a participação do coordenador da Semana em Pernambuco, juiz Sérgio Paulo Ribeiro; do coordenador dos Juizados, Fernando Zarzar; além de Rosane Pereira e Gabriel Miranda, representantes das referidas instituições de ensino. O coordenador da Semana reforçou o objetivo do evento no Estado. “A intenção é criar uma cultura de conciliação, de paz, ou seja, trazer uma nova realidade para a sociedade mostrando que há outros meios de resolver problemas”, ressaltou o juiz Sérgio Paulo.

Cada instituição apoiará o evento com a participação de, em média, 20 alunos das áreas de Direito e Psicologia que irão atuar, voluntariamente, como conciliadores nas audiências. A coordenadora de Prática Jurídica da Faculdade Maurício de Nassau, Rosane Pereira, elogia esta parceria com o TJPE. “A aproximação do Tribunal de Justiça com os alunos é excelente porque proporciona ao estudante uma experiência real de prática jurídica, onde o aluno vai poder participar, efetivamente, como conciliador da audiência, e não apenas como um observador”, explicou Rosane.

O representante da FBV e tesoureiro do Diretório Acadêmico da instituição, Gabriel Miranda, também ressaltou a importância da parceria como uma forma de aprimorar o aprendizado acadêmico. “É muito importante para que os alunos tenham uma melhor visão do curso, uma vez que estarão mais próximos do Tribunal e de toda a área jurídica do Estado”, disse Miranda.

Durante a reunião, o juiz Sérgio Paulo apresentou, ainda, a campanha publicitária que está sendo feita em prol do evento e exibiu fotos do evento realizado no ano passado. A abertura da Semana será no Teatro Santa Izabel, no dia 7 de dezembro, às 19h, e contará com apresentação da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque e de um recital do poeta Jessier Quirino.

Voltar