
Notícias
08/10/2009TJPE promove exposição de processos históricos
08/10/2009
Fonte: TJPE
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) estará promovendo a exposição Uma Questão de Justiça, que será organizada e sediada no Memorial da Justiça nos dias 07 a 18 de dezembro. No início desse mês, os coordenadores do evento reuniram-se com o presidente do TJPE, desembargador Jones Figueiredo, para anunciar a proposta.
De acordo com a chefe do Memorial, Mônica Pádua, serão exibidos processos judiciais que envolvam fases históricas no Nordeste como a prática do cangaço, a proibição da capoeira e fugas de escravos, entre outros.
“A proposta é mostrar as diversas faces da Justiça em Pernambuco, visando a compreensão da história da sociedade nos séculos XIX e XX, através das decisões prolatadas”, disse Mônica. Ela explica que a exposição vai se dividir em dois subtemas: Justiça e Liberdade. e Justiça e Cidadania. O evento terá caráter itinerante, ou seja, além de realizar-se no andar térreo do Memorial da Justiça, ela também estará no Palácio da Justiça e no Fórum Rodolfo Aureliano.
Na reunião com o presidente do TJPE, também participaram a diretora de Documentação e Jurisiprudência Maria José Alves, o consultor Jurídico Oscar Barros, a museóloga Regina Batista, e o historiador Carlos Alberto Vilarinho Amaral.
