Notícias
28/01/2010TJPE instala varas Criminais no Interior
28/01/2010Fonte: TJPE
Na próxima sexta-feira (29), o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Jones Figueirêdo, inaugura duas varas Criminais no Interior do Estado. Os municípios de Gravatá e Arcoverde foram os escolhidos para receber as novas varas que terão competência, exclusivamente, criminal. A medida visa desafogar a atuação das outras varas destas comarcas e, assim, melhorar a qualidade de prestação jurisdicional à população local.
As varas, que iniciam suas atividades após as solenidades de instalação, serão inauguradas às 10h, em Gravatá, e às 16h, em Arcoverde, nos respectivos Fóruns. Para o diretor do Fórum de Arcoverde, juiz Draulternani Melo, a nova vara significa um importante passo para este município. “Com a chegada da vara criminal, haverá uma melhora substancial na atuação da comarca de Arcoverde, que atende aos 75 mil habitantes da região”, explicou. O juiz interino da Vara Criminal de Arcoverde será o magistrado Marcos Garcez, titular da comarca de Ibimirim. O acervo da nova vara é oriundo das outras duas varas existentes na comarca de Arcoverde.
A diretora do Fórum de Gravatá, a juíza Izilda Maria de Abreu, designada também para o exercício cumulativo na nova vara, acredita que esta vara Criminal é uma realização para todos que atuam no Fórum Desembargador Pedro Ribeiro Malta, em Gravatá. “Este é um sonho que foi acalentado por todos os juízes, servidores e advogados que atuam nesta comarca”, ressaltou a magistrada. Segundo a juíza, a princípio, a vara irá contar com dois servidores que auxiliarão na prestação dos serviços jurisdicionais.
Para as cerimônias de inauguração das varas foram convidados os representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados (OAB), Defensoria Pública do Estado, Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe), dentre outras instituições.