Notícias
24/04/2009Solenidade de Juramento Reúne Novos Advogados no Centro de Convenções
24/04/2009Com o auditório do Teatro Guararapes do Centro de Convenções de Pernambuco lotado, 455 novos advogados pernambucanos participaram na tarde da última quinta-feira (23.04) da solenidade de juramento da OAB-PE. A turma teve como paraninfo o diretor-tesoureiro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior.No evento, também estiveram presentes o presidente da OAB-PE, Jayme Asfora; o vice-presidente, Eduardo Pugliesi; o secretário-geral, Leonardo Accioly; o secretário-geral adjunto, Pelópidas Neto; o diretor-tesoureiro, Sílvio Pessoa Júnior; o conselheiro federal da OAB-PE, André Régis; o desembargador Antônio de Melo Lima – que, na ocasião representou todos os pais dos novos advogados; o procurador do Ministério Público, Renato Saraiva; o presidente da Subseccional de Olinda, Clóvis Bastos; o presidente da Promotoria de Assistência, Defesa e Prerrogativas da OAB-PE, Maurício Bezerra, além do vice-presidente da Comissão Especial de Assistência aos Novos Advogados da OAB-PE, Frederico Preuss Duarte.
Em seu discurso, o presidente Jayme Asfora parabenizou a turma e ressaltou o papel da OAB perante a sociedade. “É de uma alegria muito grande está compartilhando esse momento com vocês, amigos e família. Na verdade, isto aqui é uma simbologia muito maior do que uma cerimônia formal. A OAB é um representante da sociedade como um todo, agindo sempre contra a corrupção, fiscalizando os poderes públicos e defendendo sempre o Estado Democrático de Direito”, falou.
O paraninfo da turma, Ophir Filgueiras Júnior, saldou os presentes e reforçou a importância da solenidade para a carreira advocatícia. “Esse é um momento de muita importância para a advocacia brasileira e para suas famílias. Vocês estão entrando nesta instituição pela porta da frente. Essa é a mola propulsora para profissão. A OAB também não deixa de ser uma família”.
Ele também relatou a importância do exame de ordem por qual todos tiveram que passar para ingressar na OAB-PE. “O exame de ordem tem um papel essencial para o aperfeiçoamento profissional, para que os advogados possam atender seu principal cliente que é a sociedade", ressaltou.
Escolhido como orador da turma, o advogado Celso Alexandre do Amaral Miranda Filho falou da importância da profissão. “Ser advogado é o objetivo e o sonho de todos os recém-graduados. Devemos, sobretudo, ter um comportamento moral, ético e social na profissão”, disse. Logo depois da solenidade, todos se reuniram para um coquetel na casa de recepções Personalitté.