Resgate da história em discussão na Comissão da Verdade da OAB Nacional
15/07/2013Integrantes da Comissão Especial da Memória, Verdade e Justiça do Conselho Federal da OAB (CFOAB) estiveram reunidos recentemente em encontro destinado a elaborar o plano de ação para os próximos meses. O encontro foi aberto pelo presidente do CFOAB, Marcus Vinicius Furtado.
Presidida por Henrique Mariano, conselheiro federal por Pernambuco e ex-presidente da OAB-PE, a reunião colocou em discussão, dentre outros temas, a implementação de programa para identificação de advogados e/ou familiares de advogados inscritos no Estado que militaram na defesa de ex-presos políticos e/ou foram vítimas da ditadura civil militar instaurada em 1964.
Documentos e depoimentos eventualmente coletados deverão ser remetidos à Comissão. Este acervo muito contribuirá para o resgate e construção da memória e verdade da participação da advocacia nacional e da OAB no combate ao regime de exceção durante o período de 1964 a 1985.
Além de Henrique Mariano, a Comissão Especial da Memória, Verdade e Justiça do CFOAB é composta do vice-presidente Ruy Hermann Araújo Medeiros; e os demais membros Eduardo Antonio Leão Coelho, San Martin Coqueiro Linhares e Marci Soleto Felippe.