Reconhecimento: OAB-PE entrega selo “Empresa que Valoriza a Diversidade”

Notícias

14/12/2023

Reconhecimento: OAB-PE entrega selo “Empresa que Valoriza a Diversidade”

14/12/2023
Reconhecimento: OAB-PE entrega selo “Empresa que Valoriza a Diversidade”

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), por meio da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero (CDSG), lançou na tarde desta quinta-feira (14), o Selo “Empresa que valoriza a diversidade” – 2ª edição. A solenidade foi realizada na sede da OAB Pernambuco, na área central do Recife. O reconhecimento é dado pela OAB-PE às organizações da iniciativa privada, setor público e terceiro setor, situadas no Estado de Pernambuco, interessadas, mediante apresentação de práticas de promoção da diversidade sexual e de gênero, em iniciativas de valorização da população LGBTQIA +.

“A Casa da Cidadania está de portas abertas para receber iniciativas como o Selo Empresa que valoriza a diversidade. É importante reconhecer o trabalho de valorização e respeito à população LGBTQIA +. Com essa iniciativa, a nossa Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero, tem tido uma importante atuação no incentivo e no fomento de políticas de promoção de igualdade no ambiente corporativo”, enfatizou o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins.

Além de Fernando Ribeiro Lins, a solenidade contou com a presença da vice-presidente, Ingrid Zanella, do diretor tesoureiro da OAB-PE, Carlos Barros; e da vice-presidente da CDSG, Regina Rodrigues. Para Ingrid Zanella, a OAB Pernambuco, enquanto garantidora do Estado Democrático de Direito, tem o dever de pautar e assumir todas as causas. “Nós assumimos veementemente a luta pela igualdade, pela inclusão e pela diversidade. Aqui na nossa Casa, todos devem se sentir confortáveis em todos os ambientes jurídicos”, asseverou a vice-presidente da OAB-PE.

Para o presidente da CDSG, Sérgio Pessoa, as iniciativas e projetos devem visar a implementação de políticas efetivas voltadas aos recursos humanos da população LGBTQIA +. “Nosso objetivo é promover a empregabilidade, a contratação, a retenção, a valorização e as garantias de mobilidade socioeconômica. Tudo por meio da progressão funcional de empregadas e empregados, até a realização de políticas internas que reforcem o respeito, a projeção profissional e a visibilidade da população LGBTQIA+ de um modo geral na sociedade”, detalhou Sérgio Pessoa. “Temos a intenção, com isso, de viabilizar a igualdade de oportunidades e tratamento justo, realizadas pelas entidades contratantes”, complementou.

A escolha das empresas que receberam o selo “Empresa que valoriza a diversidade” foi realizada por meio de edital disponibilizado no site da Ordem pernambucana. Cada organização participante precisou comprovar suas ações e passou pela avaliação de uma comissão julgadora. Das inscritas, as empresas Brava Comunicação, Casa Bamba, CEFLURISSPA, COMPAZ, Coquetel Molotov, Espaço Desenvolver, Maddam, Magnum Tires, Martorelli Advogados, Metrópole, Motche + e Milktrados, receberam o selo.

O secretário executivo de segurança cidadã do Recife, Paulo Moraes, representou as empresas que receberam o selo. De acordo com ele, este é um reconhecimento importantíssimo para toda a sociedade. “Fico muito feliz que a OAB passe a adotar medidas e dispor de um selo como esse. Parabéns a todos os que contribuíram para este momento”, afirmou o agraciado.

Além da entrega do Selo, a solenidade também contou com o lançamento do livro “Diversidade Sexual & de Gênero – Repercussões Jurídicas e Sociais”. A obra pode ser acessada aqui. 

Homenagem – Durante a cerimônia, os ex-presidentes da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero (CDSG) da OAB-PE foram homenageados. São eles: Maria Rita de Holanda Silva Oliveira; Luciana da Fonseca Lima Brasileiro Auto; Maria Goretti Soares Mendes; e Eduardo José dos Santos.

Voltar