01/01/2023

01/01/2023
Raquel Lyra empossada governadora do Estado; OAB-PE participa da solenidade

No primeiro dia de 2023, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins, prestigiou a solenidade de posse da governadora Raquel Lyra e da vice-governadora Priscila Krause. A cerimônia, realizada no domingo (1), no Plenário Eduardo Campos da Assembleia Legislativa de Pernambuco, foi comandada pelo presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros.

"Parabenizo a atual governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. Esperamos que os próximos governos - estadual e federal - trabalhem com sensibilidade, respeitando as instituições e acolhendo as demandas da advocacia pernambucana e brasileira”, asseverou o presidente Fernando Ribeiro Lins.

Raquel Lyra é a primeira mulher na história a governar Pernambuco. Além dela, também foi empossada a vice-governadora, Priscila Krause. As representantes do governo estadual foram conduzidas à mesa dos trabalhos pelos líderes do Governo e da Oposição, os deputados Isaltino Nascimeto (PSB) e Antônio Coelho (União Brasil), respectivamente.

Ainda na Alepe, durante seu discurso de posse, a governadora Raquel Lyra fez uma convocação de união por Pernambuco. "É uma grande honra estar aqui hoje, mas governar não é um privilégio, é uma responsabilidade. Hoje eu assumo a missão de governar Pernambuco e dedicar toda a minha energia ao nosso povo: é isso o que farei”, declarou a governadora.

Estiveram presentes na mesa da solenidade, o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador André Guimarães; os ex-governadores de Pernambuco, Gustavo Krause, João Lyra Neto e Mendonça Filho, além do deputado Pastor Cleiton Collins, na condição de primeiro-secretário em exercício. A solenidade de posse foi acompanhada por entre deputados, autoridades do Poder Judiciário e de outras instituições, além de convidados.

Após a cerimônia na Alepe, a governadora e a vice-governadora se dirigiram até o Palácio do Campo das Princesas, para a transmissão de cargo, assinada por Raquel Lyra, Priscila Krause e pelo agora ex-governador Paulo Câmara.

Raquel Lyra - Nascida no Recife em 1978, Raquel Teixeira Lyra Lucena é filha de João Lyra Neto, ex-prefeito de Caruaru e ex-governador de Pernambuco, e de Mércia Lyra. Em sua carreira profissional, se formou em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e trabalhou como advogada do Banco do Nordeste. Ela foi delegada da Polícia Federal e, de 2007 a 2010, chefiou a Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo de Eduardo Campos. Em 2011, foi secretária estadual da Criança e da Juventude. Eleita deputada estadual duas vezes, exerceu mandatos de 2011 a 2016, quando saiu do Parlamento para assumir a Prefeitura de Caruaru pelo PSDB, cargo para o qual se reelegeu em 2020.

Priscila Krause - Nascida em 1978, a vice-governadora Priscila Krause Branco é jornalista recifense, filha do ex-governador e ex-prefeito do Recife Gustavo Krause e de Clea Borges. Ela deixa o posto de parlamentar na Alepe, que ocupa desde 2015, para assumir seu papel no Executivo estadual. Foi vereadora do Recife por três mandatos consecutivos, entre 2005 e 2014.