Notícias
03/10/2011Presidentes das Subseccionais apresentam propostas à OAB-PE e debatem rumos da advocacia
03/10/2011
A última etapa do II Colégio de Presidentes das Subseccionais da OAB-PE foi um amplo debate em que todos os presidentes puderam fazer uma análise do trabalho desenvolvido pela Seccional, debater questões de interesse da advocacia e apresentar reivindicações para suas Subseccionais. A maioria aproveitou o momento também para ratificar a posição de que é preciso combater a tentativa de esvaziamento do CNJ.
Entre os que falaram, o presidente da OAB de Olinda, Clóvis Bastos, mostrou sua preocupação quanto à pouca atuação da sociedade no combate à corrupção. Segundo ele, é fundamental que a OAB seja uma das coordenadoras desse processo. O presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, aproveitou para explicar que já está em funcionamento o projeto do Observatório da Corrupção – que visa acompanhar os processos judiciais de casos de corrupção. O Observatório pode ser acessado no site da OAB-PE.
Já o presidente da OAB de Caruaru, Saulo Amazonas, solicitou que seja feito um trabalho para levar as Subseccionais os desembargadores dos tribunais oriundos do Quinto Constitucional da OAB. Segundo ele, esse seria um dos caminhos para se combater a violação das prerrogativas. O presidente da OAB de Garanhuns elogiou a atuação da Seccional em relação ao processo impedimento do vestibular da Faculdade de Medicina de Garanhuns – que ainda não tem reconhecimento do Ministério da Educação, o que pode resultar em prejuízo para a população. Todos aproveitaram também para agradecer a receptividade do presidente da OAB de Petrolina, Lásaro de Carvalho Mendes.
Devido à extensa pauta de questões a serem tratadas, ficou definido que haverá uma complementação do Colégio, em data e local ainda serem definidos. O presidente da OAB-PE, Henrique Mariano fez uma avaliação positiva do encontro. “Esse Colégio mostrou o quanto é importante que os dirigentes das OABs reflitam não só sobre os seus projetos institucionais, como também sobre o momento em que vive o País. Saímos desse encontro com a determinação de que a nossa entidade precisa cada vez estar mais fortalecida, para ajudar a fortalecer a democracia”, concluiu. Um jantar de confraternização marcou o final do evento. O Colégio contou ainda com as presenças dos conselheiros seccionais, Francisco Adriano e Frederico Preuss Duarte; com o presidente da Comissão de Direito Educacional da OAB-PE, Inácio Feitosa; e com o membro da Comissão de Combate à Corrupção da OAB-PE, Delmiro Campos.