Presidente da OAB-PE participa da posse dos novos desembargadores do TRT6
31/05/2013A cerimônia de confirmação de posse dos novos desembargadores Sérgio Torres Teixeira e Fábio André de Farias, do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), no último dia 29, foi bastante concorrida. Dirigido pelo presidente do TRT6, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, o evento teve espaço no Teatro Luiz Mendonça, Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.
O presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves integrou a formação da mesa, composta, ainda, por todos os desembargadores que integram o pleno do Tribunal; o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região (PRT6), José Laízio Pinto Júnior; e o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (AMATRA6), juiz André Luiz Machado. Adriana Rocha Coutinho, Leonardo Accioly e Marcondes Oliveira, respectivamente, vice-presidente, conselheiro federal e presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-PE, também marcaram presença no evento.
A saudação oficial aos novos membros do Tribunal foi feita pelo vice-presidente do TRT6, desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega. Em seu discurso, ressaltou que os novos desembargadores chegam com a difícil missão de substituir os magistrados Josélia Morais e Nélson Soares. “São dois magistrados consagrados que nos deixaram privados de seu aprazível convívio para desfrutar da justa aposentadoria”, destacou.
Ao ser convidado a falar, o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique, endossou todas as palavras de elogios ditas por seus antecessores no púlpito, sobre os novos desembargadores, acrescentando que “a advocacia celebra, com regozijo, a nomeação de vossas excelências”. “Parabéns! São merecedores de tal honraria”, ressaltou, destacando, ainda, que a classe dos advogados espera que eles façam justiça com a responsabilidade de exercer este mister tão nobre. “Como operadores do direito que somos, esperamos trabalhar em parceria”, complementou Pedro Henrique. Também usaram a palavra para saudar os dois novos desembargadores, o procurador-chefe da PRT6, José Laízio Pinto Júnior, e o presidente da AMATRA6, juiz André Luiz Machado.
Já empossado, o desembargador Sérgio Torres quebrou o protocolo da cerimônia, anunciando que não seguiria a estrutura geralmente adotada nesse tipo de pronunciamento. Disse que não falaria de seu currículo nem dos desafios que o aguardam na nova função, passando logo aos agradecimentos. E assim o fez. Agradeceu ao Pleno do Tribunal, magistrados, colegas professores, alunos, familiares e advogados – destacando a importância dos mesmos em sua formação: “são muitos provocadores”. Ao longo de sua fala, intercalou o refrão “Meu nome é Sérgio Torres e eu sou o maior devedor do mundo”.
Na sequência, a palavra foi franqueada ao desembargador Fábio André de Farias, que iniciou seu discurso dizendo que “gostaria de não cumprir protocolo”. ‘Graças à Vida´, de Violeta Parra – canção imortalizada na voz de Mercedes Sosa – deu o tom do discurso. “Graças à vida que me é dado tanto”, resumiu, desta forma, sua eterna gratidão à advocacia, ao serviço público, aos familiares e aos magistrados e procuradores, com os quais convive há muito tempo. “Quero compartilhar a alegria do momento com todos os presentes”.
Encerrada a cerimônia oficial de posse dos dois novos desembargadores, foi servido coquetel aos convidados. Vale registrar que o evento promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região que teve, ainda, os hinos do Brasil e de Pernambuco, teve os hinos do Brasil e de Pernambuco, entoados ao som do violinista Thialyson Felipe, da Orquestra Criança Cidadã, da comunidade do Coque.