Prefeitura doa terreno e OAB Olinda terá sede própria
10/06/2015A OAB-PE comemora mais uma grande conquista para advocacia pernambucana. A Prefeitura de Olinda doou um terreno para que a Ordem possa construir a nova sede da Subseccional na cidade. Esta é uma antiga luta da classe, que agora aguarda o início das obras, previstas para começarem ainda este ano. A solenidade da assinatura da doação do terreno foi promovida na última terça-feira, dia 09, no Salão do Fórum do Palácio dos Governadores, na sede da Prefeitura.
O prefeito Renildo Calheiros abriu a solenidade já assinando a Lei municipal que autoriza a doação. Ao lado do presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, e do presidente da Subseccional OAB de Olinda, Clóvis Bastos, o prefeito fez a sanção da Lei e, em seguida, passou a palavra para as considerações do presidente Clóvis Bastos. “Nestes anos em que estou à frente da Subseccional, estivemos sempre nesta árdua luta em busca de uma casa para abrigar a nossa instituição”, afirmou Clóvis. “A emoção é grande. Vamos oferecer ao advogado olindense uma casa condigna com a sua dignidade”, concluiu.
O trabalho e luta de Clóvis Bastos na OAB Olinda também foi destacado pelo presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves. “Temos nele um exemplo de abnegação e força”, afirmou. Pedro Henrique também destacou o apoio da prefeitura para a construção da nova sede. “É, acima de tudo, um ato republicano de um poder público que demonstra não ter compromisso simplesmente com a gestão, mas com a sociedade e o cidadão”, destacou. Na ocasião, o presidente também garantiu o início das obras ainda para este ano, com o apoio financeiro oferecido pela Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), por meio do presidente Ronnie Preuss Duarte, que integrou a mesa de honra da solenidade. O terreno está localizado na Avenida Pan Nordestina, próximo ao Fórum de Olinda.
“A democracia no Brasil foi construída por valorosas pessoas. Militantes, estudantes, professores e, claro, advogados e membros da OAB”, frisou o prefeito Renildo Calheiros. Em seu discurso, ele fez questão de destacar a importância de apoiar e aparelhar instituições como a Ordem para que a democracia continue sendo um direito assegurado a todo cidadão. Também estiveram presentes na solenidade, o Procurador Geral de Olinda, César Andrade Pereira; vários secretários da prefeitura; vereadores da cidade, entre eles o advogado Marcelo Santa Cruz, líder do governo na Câmara da cidade; membros da diretoria e conselho da OAB Olinda e ainda a advogada membro colaboradora da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Graça Barza.