30/11/2021

30/11/2021
Pleno aprova CDSG como comissão permanente da OAB-PE
Na noite desta segunda-feira (29), o Conselho do Pleno se reuniu e aprovou, por unanimidade, pela permanência da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero (CDSG) da OAB-PE, antes em regime temporário. A proposta foi apresentada em sessão extraordinária pela conselheira Goretti Soares, tendo em vista a vulnerabilidade desta parcela da população e a importância de trazer o tema para ser discutido como prioridade por instituições que visam promover a inclusão. “Em quatro gestões a OAB-PE vem promovendo ações de inclusão, respeito, visibilidade e de combate a todo tipo de preconceito em relação às pessoas, e advogados e advogadas LGBTQIA+. Essas ações dignificam na prática o voluntariado da advocacia na Ordem, em consonância com os objetivos primordiais da instituição na defesa dos Direitos Humanos e do Estado Democrático de Direito”, explicou Maria Goreth em seus argumentos. Para o presidente da CDSG, o advogado Sérgio Pessoa, essa conquista apenas ressalta a relevância e a urgência para que temas como este sejam prioridades nas pautas administrativas da Ordem. “A OAB-PE vem demonstrando, ao longo desses anos, cada vez mais sensibilidade à pauta da diversidade sexual e de gênero, mostrando ser um tema extremamente relevante, que precisa ser debatido e colocado como prioridade, no sentido que está pauta precisa estar à frente como qualquer outra, como garantias de direitos humanos. Esta é uma pauta séria, que merece esse destaque. A Ordem precisa ter essa preocupação de estar sempre assegurando essas garantias tanto para a sociedade, como para os advogados e advogadas LGBTQIA+, não só no aspecto profissional, mas no aspecto pessoal, como garantia de vida dessas pessoas, querendo ou não, nosso bem jurídico maior”, ressaltou.