Notícias
01/09/2023Petrolina sedia maior encontro da história da OAB-PE
01/09/2023Com mais de 1,2 mil inscritos e participantes de todas as regiões de Pernambuco, e até de outros estados, evento supera expectativas em sua estreia no Sertão
Pela primeira vez tendo como palco uma cidade do Sertão pernambucano, a Conferência Estadual da Advocacia superou todas as expectativas e se constituiu não somente em um estrondoso sucesso, mas no maior evento da história da OAB-PE. Durante os dias 25 e 26 de maio, Petrolina, sede do encontro, transformou-se na capital estadual da advocacia, recebendo profissionais de todas as regiões de Pernambuco e também de outros estados, como Bahia, Piauí e Ceará, além do Distrito Federal.
O encontro no Sertão do São Francisco encerrou um hiato de quase seis anos sem que os participantes da Conferência Estadual pudessem se confraternizar de forma presencial, já que a última edição do evento, realizada em 2020, aconteceu de forma remota, por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. As instalações da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) receberam uma grande quantidade de participantes. Apesar do número recorde de mais de 1,2 mil inscritos, estima-se que quase 2 mil advogados, advogadas, operadores do Direito, representantes do Judiciário e dos governos federal, estadual e municipais circularam pelo evento.
Com o tema Inovação em prol do acesso à Justiça, a Conferência Estadual da Advocacia promoveu debates, palestras e mesas-redondas, que abordaram questões atuais e relevantes para a prática do Direito, além de oferecer oportunidades de networking e troca de experiências entre os participantes. “O evento superou as nossas expectativas. Conseguimos congregar a nossa advocacia. Estamos muito felizes porque conseguimos trazer para Petrolina discussões sobre tecnologia, metaverso, inovação, proteção de dados, vários temas relacionados à democracia e ao acesso à Justiça. A gente precisa fazer com que esses temas sejam constantemente debatidos em todo o nosso estado”, afirmou a vice-presidente da OAB-PE e coordenadora da Conferência Estadual, Ingrid Zanella.
A expectativa sobre a realização do evento em uma cidade distante cerca de 800 quilômetros da capital logo se transformou em um sentimento de consolidação do movimento de integração, que tem tomado conta da advocacia estadual, a partir das ações de interiorização colocadas em prática pela OAB-PE, valorizando os profissionais que militam fora da Região Metropolitana do Recife. “A Conferência é mais uma ação de interiorização da nossa instituição, no sentido da gente proporcionar para os colegas do interior do estado os mesmos serviços, a mesma atenção que a gente dá aos colegas da capital. Aqui a gente reuniu colegas de todas as regiões. Todas as subseccionais da OAB-PE estavam representadas. Reunimos, aqui em Petrolina, todo o sentimento da advocacia pernambucana”, destacou o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins.
ENCANTAMENTO
Reconhecida pela rica cultura, belezas naturais e pela pujança nas atividades econômicas, Petrolina foi uma escolha que agradou em cheio os participantes da Conferência Estadual da Advocacia. A atmosfera que tomou conta do campus da Univasf era de animação e de interesse entre os advogados e as advogadas que participaram dos diversos painéis realizados nos dois dias do encontro. Foi também uma grande oportunidade para que os profissionais da advocacia do estado pudessem trocar experiências e contatos, em um ambiente propício para o networking.
“É uma alegria muito grande participar deste que é o maior evento da advocacia pernambucana. Um verdadeiro congraçamento da classe jurídica aqui em Petrolina, nesta cidade tão querida. Fomos muito bem recebidos pelo presidente da OAB Petrolina, Marcílio Rubens, pelo presidente Fernando Ribeiro Lins, e pela nossa querida vice-presidente Ingrid Zanella. Esse evento é uma verdadeira usina de ideias em prol da advocacia, da Justiça, da cidadania e das liberdades, que são grandes bandeiras da OAB”, comentou Pedro Henrique Reynaldo Alves, procurador estadual e ex-presidente da OAB Pernambuco.
O evento também contou com uma Feira Jurídica, onde empresas e instituições puderam apresentar produtos e serviços relacionados ao campo do Direito. A feira proporcionou uma oportunidade única para os participantes conhecerem as últimas inovações tecnológicas e as tendências do mercado jurídico. Outra novidade da Conferência foi a apresentação disponível para o público do funcionamento da OAB Nacional em metaverso. Uma forma dos participantes ampliarem o contato com uma ferramenta que, a cada dia, ganha mais espaço não apenas na advocacia, mas na sociedade de uma forma geral.
Advocacia do interior demonstra força e compromisso
A Conferência Estadual da Advocacia em Petrolina foi um momento de demonstração do compromisso da advocacia do interior do estado com a busca constante pela atualização sobre os principais temas que dizem respeito à profissão. As 24 subseccionais da OAB-PE estiveram presentes no evento com representantes e participantes. O que atesta também o comprometimento dos advogados e advogadas do interior com a diretriz de contribuir para a promoção da justiça e do desenvolvimento social.
O sucesso do evento evidencia o acerto da OAB-PE em trabalhar para descentralizar as políticas de atendimento da instituição, o que se caracteriza também com a importância de desconcentrar a realização dos grandes eventos jurídicos, levando conhecimento e oportunidades para regiões que muitas vezes são carentes de iniciativas dessa natureza. Algo que tem sido seguido também pela Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE) e pela Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE). As duas instituições têm levado serviços e cursos para todas as regiões através de diversas ações e programas.
“É sempre muito importante ter em vista esse compromisso com a interiorização. O fato de a Conferência acontecer pela primeira vez em Petrolina, no interior do estado, a 780 quilômetros da capital, mostra o cumprimento desse compromisso. Nós, do interior, estamos mais do que satisfeitos com aquilo que consideramos um compromisso cumprido. Foi muito bom ver que todos os caminhos da advocacia pernambucana trouxeram para Petrolina”, afirmou o presidente da OAB Petrolina, Marcílio Rubens.
Ex-presidente da subseccional de Petrolina, Alexandre Torres reiterou as palavras de Marcílio, relembrando outras regiões que já receberam o evento e reforçando a importância das ações de valorização da advocacia do interior. “Já fizemos uma Conferência Estadual em Caruaru e, agora, no Sertão. Isso é prova de que o trabalho de interiorização tem alcançado todas as áreas do estado. Isso é muito bom, profícuo e integra a advocacia do Sertão à capital e ao Agreste do estado. Nós de Petrolina nos sentimos muito felizes em receber a todos por aqui e participar desse grandioso evento.”
A realização da Conferência Estadual no Sertão também foi uma excelente oportunidade para os futuros advogados estabelecerem contato com as pautas e com os profissionais da profissão que estão abraçando. É o caso do estudante de Direito do 7º período da Univasf Lucas Gomes Freire, que participou ativamente do evento. “É uma oportunidade única aqui para o Vale do São Francisco. É um evento que conta com pessoas de outros estados, pessoas da capital. Isso permite que a gente possa ter uma ênfase, ter um brio a mais na parte do conhecimento.”
MAIS INCLUSÃO
A oportunidade de ter a Conferência Estadual da Advocacia como uma ferramenta de afirmação de uma OAB-PE mais inclusiva não se restringiu somente à valorização da advocacia do interior. Outro tema destacado em diversos momentos do evento foi o empoderamento feminino na advocacia. Reconhecendo a importância da igualdade de gênero, os discursos reforçaram que as mulheres estão preparadas e capacitadas para falar sobre qualquer assunto, indo além das pautas específicas de gênero. A advocacia se mostra como um espaço de oportunidades para todas, fortalecendo a diversidade e a representatividade no campo do Direito.
“A gente tem aqui o potencial de reunir advogadas e advogados, autoridades e todo o sistema de Justiça e do sistema político para, além de tudo, pensar a tecnologia numa perspectiva de inclusão. São mulheres advogadas, a advocacia negra, a advocacia do interior. Precisamos primar pela pluralidade da advocacia e essa é a pauta principal dessa gestão”, defendeu a secretária-geral adjunta da OAB-PE, Manoela Alves.
Da Marins dos Caetés à Petrolina do Velho Chico
Para garantir a maior capilaridade possível entre os participantes da Conferência Estadual da Advocacia, a OAB-PE disponibilizou um auxílio às subseccionais para o fretamento de ônibus para levar advogados e advogadas a Petrolina. Mais de 15 ônibus chegaram à cidade do Sertão do São Francisco. Oriundos dos mais diversos destinos, colaboraram para o sucesso do evento e para a conquista de uma marca histórica: pela primeira vez, todas as subseccionais da OAB Pernambuco se fizeram presentes na Conferência Estadual.
Uma das maiores comitivas em Petrolina foi também uma das que percorreram a maior distância para chegar até a cidade-sede do evento. Olinda, cidade com rica história e tradição, sempre se destacou pela sua participação ativa no cenário jurídico e defesa dos direitos dos cidadãos. Não poderia ser diferente com a presença no evento mais importante da advocacia estadual. A comitiva formada por 47 advogados e advogadas - entre eles todos os integrantes da diretoria da subseção e colegas da OAB Jaboatão dos Guararapes - foi uma das mais animadas e participativas do evento. Durante a Conferência, os membros da comitiva tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, trocar ideias e aprofundar o conhecimento nas diversas áreas do Direito.
“A presença da nossa comitiva foi marcada por muito entusiasmo e comprometimento. Todos os membros trouxeram consigo o desejo genuíno de promover uma advocacia mais unida, ética e atuante. Com mais tecnologia e inovação, que esteja pronta para enfrentar os desafios impostos pela sociedade contemporânea”, declarou a presidente da subseccional, Juliana Magalhães.
O sentimento de dever cumprido foi a marca entre os que enfrentaram as várias horas de estrada para ir e retornar. Nada que diminuísse o valor da experiência de poder participar de um evento de grande relevância para a advocacia. “A Conferência foi muito boa. Assim que eu soube que ia ter, fiz logo minha inscrição. Tivemos uma recepção muito grande do pessoal da OAB Petrolina, da Prefeitura. A estrutura da Univasf foi muito boa. Excelentes palestras. Um local em que nós pudemos rever amigos com quem estudamos e que fazem parte da nossa jornada profissional, além de conhecer novas pessoas”, comentou o advogado Anchieta Júnior.
Aluísio Xavier recebe medalha José Cavalcanti Neves
Em um momento de reconhecimento e emoção, o ex-presidente da OAB-PE Aluísio Xavier foi homenageado com a mais alta distinção da instituição, a medalha José Cavalcanti Neves. A solenidade especial aconteceu durante a abertura da Conferência Estadual da Advocacia e marcou um momento histórico de valorização e reconhecimento à trajetória e às contribuições de Xavier para a advocacia pernambucana.
A entrega da medalha José Cavalcanti Neves foi realizada em uma cerimônia solene que reuniu autoridades, advogados, juristas e representantes da OAB-PE e de todo o Brasil. A comenda é concedida aos profissionais que se destacam por sua atuação exemplar, ética e relevante no campo jurídico, e representa um reconhecimento pelo trabalho dedicado e pelos serviços prestados à advocacia e à sociedade.
Durante seu discurso, o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, ressaltou a importância de Aluísio Xavier como líder e defensor incansável dos princípios da Justiça, equidade e cidadania. Destacou, ainda, sua contribuição na gestão da Ordem, promovendo avanços significativos para a classe dos advogados e para a sociedade pernambucana como um todo.
Emocionado, Aluísio Xavier agradeceu a honraria e compartilhou palavras de gratidão a todos os que contribuíram para sua jornada na advocacia. Ele destacou a importância da atuação conjunta em prol da valorização da profissão e do fortalecimento do Estado de Direito. O ex-presidente reafirmou seu compromisso em continuar lutando por uma Justiça acessível e igualitária, defendendo os direitos fundamentais e a democracia. Ele elogiou a iniciativa da OAB-PE de realizar a Conferência Estadual no Sertão pernambucano pela primeira vez na história da entidade.
“Sem dúvida que a escolha de Petrolina para a Conferência Estadual da Advocacia foi das mais felizes. Não só pelo que representa Petrolina para o nosso estado, mas pela integração com os advogados do interior e também como uma homenagem, penso eu, a essa cidade que tem dado tanto a Pernambuco e ao Brasil”, agradeceu o homenageado.
CARTA DE PETROLINA
Impulsiona adoção de práticas inovadoras
1. Implementação de soluções tecnológicas: Compromisso em buscar a implementação de ferramentas e soluções tecnológicas que facilitem o acesso à Justiça;
2. Capacitação e formação: Compromisso em promover programas de capacitação e formação continuada para os advogados, abordando temas relacionados à inovação, à tecnologia e suas aplicações no campo jurídico;
3. Promoção de parcerias estratégicas: Compromisso em estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas, incluindo empresas de tecnologia, para desenvolver projetos conjuntos que impulsionem a inovação no campo do Direito;
4. Divulgação e conscientização: Compromisso em promover a divulgação e conscientização sobre as inovações e tecnologias disponíveis no campo jurídico, tanto para os advogados quanto para a população em geral;
5. Incentivo à ética digital: Compromisso em fomentar a prática da ética digital entre os advogados, orientando sobre as boas práticas no uso da tecnologia e na proteção dos dados dos clientes. Busca-se promover um ambiente digital seguro e confiável, preservando a privacidade e a confidencialidade das informações jurídicas;
6. Aproximação com startups jurídicas: Compromisso em estabelecer parcerias e aproximação com startups jurídicas e empresas de base tecnológica voltadas para o campo do Direito. Busca-se explorar oportunidades de colaboração e inovação, impulsionando o desenvolvimento de soluções disruptivas e práticas inovadoras no setor jurídico;
7. Advocacia pro bono: Compromisso em estimular e fortalecer a prática da advocacia pro bono, oferecendo assistência jurídica gratuita a indivíduos e comunidades carentes, a partir da promoção do programa OAB-PE Cidadã;
8. Desenvolvimento de políticas de inclusão digital: Compromisso em desenvolver políticas e programas que promovam a inclusão digital no campo jurídico, visando capacitar e fornecer recursos tecnológicos adequados aos advogados que enfrentam desafios de acesso à infraestrutura digital;
9. Estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento: Compromisso em estimular a pesquisa e o desenvolvimento de soluções inovadoras no campo do Direito, por meio de parcerias com universidades, centros de pesquisa e instituições especializadas;
10. Criação de uma rede de mentoria: Compromisso em criar uma rede de mentoria entre advogados experientes e jovens profissionais, com foco no compartilhamento de conhecimento, orientação e apoio para o desenvolvimento de carreira;
11. Monitoramento e adaptação às novas tecnologias: Compromisso em acompanhar de perto as transformações tecnológicas e adaptar-se às novas ferramentas e plataformas que possam otimizar o exercício da advocacia;
12. Melhoria da estrutura e logística para advocacia dativa: Compromisso em buscar melhorias na estrutura e logística relacionadas à advocacia dativa, como recursos tecnológicos atualizados e suporte administrativo eficiente;
13. Estimular o debate acerca do PL das Fake News, estimulando a promoção da conscientização sobre os impactos nocivos das notícias falsas na sociedade e trabalhando no sentido de proteger a integridade da informação, a credibilidade da imprensa e a democracia, fortalecendo o seu papel como agente de transformação social.
Petrolina, maio de 2023