Ouvidoria da OAB-PE promove debate sobre ações de combate à violência contra a mulher

Notícias

13/12/2023

Ouvidoria da OAB-PE promove debate sobre ações de combate à violência contra a mulher

13/12/2023
Ouvidoria da OAB-PE promove debate sobre ações de combate à violência contra a mulher

Estabelecer a criação de projetos conjuntos voltados para o combate à violência contra a mulher. Com este propósito, a ouvidora-geral e a ouvidora adjunta da OAB-PE, Catarina Vasconcelos e Amanda Botelho, respectivamente, estiveram reunidas com as ouvidoras do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Lizandra Carvalho; da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), Erika Lacet; e da Secretária Estadual da Mulher, Ana Patrícia Virgino. A diretora da OGE, Elisa Andrade, também participou do encontro realizado na terça-feira (12), na sede da OAB-PE.

“Esta iniciativa conjunta reflete o compromisso compartilhado de desenvolver estratégias eficazes e abrangentes, unindo esferas governamentais e organizações da sociedade civil em prol da segurança e bem-estar das mulheres em Pernambuco”, destacou o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins.

Na reunião, o grupo debateu, dentre outros pontos, propostas de cooperação entre as instituições. Nesse contexto de cooperação, como extensão dos trabalhos, foi proposto pela OGE, a formação de uma Câmara Técnica de Combate à Violência Contra a Mulher, vinculada a Rede Ouvir, que é a Rede Pernambucana de Ouvidorias Públicas e Afins, gerenciada pelo Governo do Estado. Se for aprovado, certamente agregará forças em relação ao projeto da Ouvidoria da Mulher da OAB.

Para a ouvidora-geral da OAB-PE, Catarina Vasconcelos, a reunião estabeleceu um caminho sólido para o desenvolvimento de projetos concretos, consolidando a união de esforços em prol de uma sociedade mais segura e justa. “O projeto contará com a expertise de comissões temáticas da OAB-PE, para alcançar a todas as mulheres em estado de vulnerabilidade e minorias, ressaltou.

“Essa sinergia busca não apenas abordar casos de violência contra a mulher de maneira mais eficiente, mas também criar um ambiente propício para a prevenção e conscientização e educação sobre o funcionamento das ouvidorias, afirmou a ouvidora adjunta da OAB-PE, Amanda Botelho.

Voltar