03/07/2011

03/07/2011
Ophir cumprimenta ex-presidente José Neves pela passagem dos seus 90 anos
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante enviou mensagem ao ex-presidente nacional da entidade, José Cavalcanti Neves, pela passagem hoje (03) dos seus 90 anos. Para Ophir, durante a sua gestão  à frente do Conselho Federal da OAB (01/04/1971 a 01/04/1973) o advogado José Neves "realizou, com coragem e determinação, uma obra digna de registro na história da nossa entidade e do Brasil. Parabéns ao eterno presidente José Neves e o obrigado da advocacia brasileira".

Em sua homenagem, será celebrada uma missa, às 11h, na Igreja de Nossa Senhora da Piedade, em Santo Amaro (Recife). José Neves também foi presidente da OAB-PE durante nove mandatos e procurador da Fazenda Nacional. No período em que comandou a OAB, enviou ofícios ao então presidente da República, Emilio Garrastazu Médici demonstrando preocupação com a violência e cerceamento profissional dos advogados.

Em 1981, o advogado recebeu a Medalha Rui Barbosa, quando foi homenageado por discordar do arquivamento do processo instaurado para apurar o desaparecimento do deputado Rubens Paiva. José Neves é casado há 64 anos com Célia e tem 12 filhos.

Segue a mensagem enviada por Ophir Cavalcante ao ex-presidente nacional José Cavalcanti Neves:

"Chegar aos 90 anos com vitalidade, saúde e, sobretudo, extrema lucidez comemorando com a família inteira, e uma dádiva divina que deve ser agradecida por todos. Ao lado disso, olhar para trás e ver o que foi construído, os amigos, os clientes e as pessoas a quem ajudou, demonstra que viver vale a pena quando não se tem a alma pequena. E foi justamente essa grandeza que fez com que os advogados pernambucanos o elegessem, o que lhe permitiu chegar à Presidência do Conselho Federal da OAB onde realizou, com coragem e determinação, uma obra digna de registro na história da nossa entidade e do Brasil. Parabéns ao eterno presidente José Neves e o obrigado da advocacia brasileira".

Fonte: Conselho Federal OAB