OAB Pernambuco realiza desagravo em Pesqueira

Notícias

12/04/2022

OAB Pernambuco realiza desagravo em Pesqueira

12/04/2022
OAB Pernambuco realiza desagravo em Pesqueira

A OAB Pernambuco realizou nesta terça-feira (12), em frente ao Presídio de Pesqueira, no Agreste do estado, desagravo em favor da advogada Thyale Chabloz. O presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, esteve à frente do ato ao lado do diretor tesoureiro da OAB-PE e coordenador de prerrogativas no estado, Carlos Barros. A presidente da OAB Pesqueira, Márcia Almeida e o presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP), Yuri Herculano, também participaram do desagravo.

“Esse ato é a afirmação da importância que a advocacia tem para o Estado Democrático de Direito. Destaca, também, a importância da advocacia pernambucana, a unidade, o respeito que cada um dos colegas merece e que será um objetivo constante dessa gestão”, asseverou o presidente da OAB Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins.

“Onde quer que estejamos, onde quer que os colegas estejam, a OAB Pernambuco estará presente. O respeito que temos ao advogado de Recife é o mesmo respeito que temos pelo advogado do interior do estado”, assegurou o presidente.

O diretor tesoureiro e coordenador das prerrogativas no estado, Carlos Barros, ressaltou a importância da união na defesa do exercício profissional. “A presença de cada um e de todos revela a importância, não só das prerrogativas da advocacia, não só do respeito à mulher advogada, mas a importância da manutenção da dignidade da advocacia. Esse ato comprova que a advocacia segue unida, forte e caminhando numa só direção, que é pela luta e respeito do livre exercício profissional e da independência da nossa classe”, pontuou.

O presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP) da OAB-PE, Yuri Herculano destacou as violações sofridas pela desagravada. "Na primeira reunião do Pleno de 2022 foi aprovado esse desagravo e nos chamou muita atenção porque se caracteriza de forma muito clara uma violação de prerrogativa. Não apenas uma prerrogativa constante no artigo 7º, mas uma prerrogativa violada que se deu única e exclusivamente em razão do gênero. É com muita satisfação e tristeza, ao mesmo tempo, que nós promovemos esse desagravo", explicou. A presidente da OAB Pesqueira, Márcia Almeida, agradeceu a participação de todos no desagravo. “Esse momento não é de alegria, porque as nossas prerrogativas não devem ser violadas. Nossas prerrogativas são direitos fundamentais e irrenunciáveis. É um direito de todos aqui e da nossa sociedade a qual representamos quando estamos exercendo a nossa profissão”.

Advogada desagravada, Thyale Chaboz evidenciou a importância do ato na garantia dos direitos da advocacia. "Um ato de desagravo como esse mostra a importância do advogado para a nossa cidade, mostra a importância do cumprimento da lei. O abuso de poder não deve mais prevalecer. Vale a pena sim correr atrás. É muito importante esse dia de hoje, esse ato de união da advocacia", finalizou.

Estiveram presentes no desagravo os presidentes da OAB Garanhuns, Giorgio Gonzalez; da OAB Caruaru, Fernando Júnior; da OAB Arcoverde, Marcela Macêdo. Da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP), a vice-presidente, Tássia Perruci, e o diretor-geral Djair Columbí. Além de advogados de toda a região. DESAGRAVO - A advogada teve as suas prerrogativas infringidas na Unidade Prisional Desembargador Augusto Duque por um servidor público. Ele chegou, inclusive, a censurar a profissional por conta das roupas que ela vestia, julgadas pelo servidor como inadequadas. Confira as fotos do desagravo aqui.
Voltar