OAB Pernambuco prestigia evento em celebração aos 40 anos das Diretas Já

Notícias

31/03/2023

OAB Pernambuco prestigia evento em celebração aos 40 anos das Diretas Já

31/03/2023
OAB Pernambuco prestigia evento em celebração aos 40 anos das Diretas Já

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco participou, nesta sexta-feira (31), do evento em celebração aos 40 anos do primeiro ato público do movimento Diretas Já, fato histórico resgatado pelo Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Ministério Público de Pernambuco. O evento ocorreu no Memorial da Democracia, no Sítio da Trindade, no bairro de Casa Amarela, no Recife. A solenidade foi uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Pernambuco em parceria com o MPPE, além de outras instituições parceiras.

Nesta mesma data, em 1983, que uma manifestação no município de Abreu e Lima, no Grande Recife, foi convocada por quatro vereadores da cidade para protestar contra o autoritarismo político vigente e a favor do voto direto na eleição para presidente. O ato foi o pioneiro de um movimento nacional pelo restabelecimento das eleições presidenciais diretas, posteriormente conhecido como Movimento Diretas Já.

“Conquistas como essas são carregadas de grande simbolismo para a formação de uma sociedade realmente igualitária e democrática. Essa bandeira também tem sido defendida pela OAB-PE”, afirmou a presidente em exercício da Ordem, Ingrid Zanella.

Para a secretária-geral adjunta da Ordem, Manoela Alves, a partir desse resgate e ressignificação, o 31 de março passa a ser uma data de resistência. “A OAB reafirma neste evento o seu compromisso com a defesa intransigente do Estado Democrático de Direito”, asseverou.

Os trabalhos do evento foram comandados pelo Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho. Compuseram a mesa de honra a Procuradora Geral do Estado, Bianca Teixeira, representando a governadora Raquel Lyra; o prefeito do Recife, João Campos; o deputado estadual João Paulo Lima, representando o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto; o coordenador do Núcleo de Patrimônio Cultural do MPPE, o promotor de Justiça José Soares; o reitor da Universidade Católica de Pernambuco, padre Pedro Rubens; o desembargador Eduardo Sertório, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Luiz Carlos de Barros Figueiredo, para mostrar que a luta pela democracia vale a pena e que tem que ser incentivada e relembrada.

Participaram também da cerimônia autoridades, movimentos sociais, ONG’s, além de representantes da sociedade civil. Foi inaugurada ainda uma placa comemorativa, além de homenagens feitas aos participantes do ato que aconteceu no dia 31 de março e que mudou a história do Brasil.

Confira as fotos da inauguração aqui.
Voltar