OAB-PE realiza Juramento de novos advogados, advogadas e estagiários

Notícias

07/03/2024

OAB-PE realiza Juramento de novos advogados, advogadas e estagiários

07/03/2024
OAB-PE realiza Juramento de novos advogados, advogadas e estagiários

Mais de 150 advogados, advogadas e estagiários prestaram juramento, na manhã desta quinta-feira (7), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE). A cerimônia foi realizada em duas etapas. A primeira, conduzida pelo presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, e a segunda, pela vice-presidente, Ingrid Zanella.

O presidente Fernando Ribeiro Lins abriu a solenidade desejando boas-vindas aos novos advogados e advogadas. “Sejam todos bem-vindos à Casa da Advocacia e da Cidadania. Temos procurado, cada vez mais, aproximar a OAB, a Caixa de Assistência e a Escola Superior de Advocacia de todos os advogados e advogadas do Estado. É relevante destacar que a OAB tem o papel, não só de poder regular o mercado da advocacia, mas também de defender os interesses da sociedade”, afirmou. “Vocês, que estão iniciando essa nova etapa da vida, é extremamente importante que conheçam a nossa Caixa, a nossa Escola e toda estrutura de nossa OAB-PE”, convidou o presidente.

A paraninfa das duas turmas, a advogada e vereadora do Recife, Liana Cirne, ressaltou a importância da advocacia e alertou sobre as dificuldades da profissão. “Quero saudar vocês que estão prestando esse juramento tão honroso. Parabenizo, também, a todos os familiares que tanto trabalharam para que vocês chegassem até aqui. É uma ilusão acreditar que a advocacia é uma profissão que a gente exerce isoladamente. Quem pretende advogar não deve pretender caminhar sobre pétalas de rosas. É uma profissão muito importante; necessária, honrosa, mas não é fácil. É uma profissão para corajosas e corajosos”, disse Liana Cirne.

Em seu discurso, a vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, destacou a importância da advocacia para o Estado Democrático de Direito. “Meus amigos e minhas amigas, antes de tudo, parabéns! Não é uma jornada fácil. É uma jornada de muita abdicação, de muitas dúvidas, muito intensa. Mas é assim que deve ser. Porque nós, de acordo com a nossa Constituição, somos indispensáveis para o Estado Democrático de Direito. A nossa profissão é uma profissão basilar para uma democracia. Não existe democracia sem a advocacia livre e independente. E é isso que nossa instituição busca: garantir que vocês tenham todas as facilidades no início da carreira”, asseverou Zanella. 

Na formação da mesa de honra, além de Fernando Ribeiro e Ingrid Zanella, o diretor tesoureiro, Carlos Barros; a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Anne Cabral; o diretor de Intercâmbio da Escola Superior da Advocacia (ESA-PE), Francisco Muniz; o presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas, Yuri Herculano; a presidente da Comissão de Apoio aos Novos Advogados, Stela Brayner a vereadora Liana Cirne. Os advogados Isael Dias Menezes e Marcelo Menezes foram os oradores das turmas.

Voltar