OAB-PE realiza evento de entrega de medalhas Heroínas de Tejucupapo

Notícias

04/12/2020

OAB-PE realiza evento de entrega de medalhas Heroínas de Tejucupapo

04/12/2020
OAB-PE realiza evento de entrega de medalhas Heroínas de Tejucupapo

A OAB Pernambuco, por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), promoveu a cerimônia de outorga da Medalha do Mérito Heroínas de Tejucupapo. Ao todo, 11 mulheres foram homenageadas pela contribuição à sociedade em suas respectivas área de atuação profissional e social. As medalhas foram nas categorias Política, Cultura, Direito, Jornalismo e Comunicação, Defesa da Mulher, Funcionária da OAB, Medicina e Saúde, Personalidade e Liderança, Educação, Negócios e Ação Social.

As homenageadas foram a ex-deputada Ceça Ribeiro (Política); Conceição dos Prazeres (Cultura); Elvileny Beco Costa (Funcionária da OAB-PE); a desembargadora Helena Caula (Direito); Isa Maria (Jornalismo e Comunicação); Julieta Japiassu (Defesa da Mulher); Michele Melo (Medicina e Saúde); a professora da rede municipal do Recife, Mirtes Ramos (Educação); Paula Meira (Negócios); Pollyana Dias (Ação Social); e a secretária estadual da Mulher, Sílvia Cordeiro (Personalidade e Liderança).

Na cerimônia, o presidente Bruno Baptista destacou a importância da medalha no tocante à valorização da atuação das mulheres na sociedade. Ele ressaltou que a OAB tem defendido uma maior participação feminina nos espaços de poder na sociedade e citou a recente aprovação, pelo Colégio de Presidentes da Ordem, da resolução Paridade Já, que prevê a ocupação de 50% dos cargos para cada gênero. O projeto ainda precisa da aprovação do Conselho Federal.

A vice-presidente, Ingrid Zanella, enalteceu o apoio do presidente Bruno Baptista à proposta da Paridade Já – ele votou pela aprovação da proposta no Colégio de Presidentes da OAB – e também reforçou, em seu discurso, que a OAB-PE já vem fazendo o dever de casa, ao ter 43% dos seus cargos diretivos ocupados por mulheres.

Fabiana Leite, presidente da Comissão da Mulher Advogada, ressaltou a importância do prêmio como reconhecimento e incentivo às mulheres a continuarem fazendo a diferença na sociedade. Ela também citou que a comenda é uma demonstração da luta contra o machismo.

Falando em nome das homenageadas, a secretária Silvia Cordeiro também afirmou que a importância do reconhecimento às mulheres, que têm, cada vez, mais dado relevantes contribuições à sociedade, além de transpor barreiras.

A cerimônia foi realizada no auditório da OAB-PE com  público restrito às homenageadas e um parente e com medidas preventivas à contaminação pelo coronavírus. HOMENAGEM - A Batalha de Tejucupapo, referência que deu nome à medalha outorgada pela OAB-PE, foi protagonizada por mulheres E ocorreu em um pequeno distrito homônimo localizado em Goiana (Mata Norte), no século 17, durante a invasão holandesa. Lideradas pelas heroínas Maria Camarão, Maria Quitéria, Maria Clara e Maria Joaquina, as mulheres que participaram da Batalha de Tejucupapo resistiram aos diversos ataques dos holandeses, que estavam em busca de comidas e bens.

Voltar