OAB-PE promove Seminário Internacional de Perícias Forenses

Notícias

27/03/2024

OAB-PE promove Seminário Internacional de Perícias Forenses

27/03/2024
OAB-PE promove Seminário Internacional de Perícias Forenses

 

Realizado na tarde desta quarta-feira (27), o Seminário Internacional de Perícias Forenses lotou o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE). Evento organizado pela Comissão de Perícias Forenses (CPF) da OAB-PE, com o apoio da Escola Superior da Advocacia (ESA-PE).

Fizeram parte da composição do dispositivo de honra, o presidente e a vice da OAB-PE, Fernando Ribeiro e Ingrid Zanella; a secretária-geral adjunta, Manoela Alves; o diretor geral da ESA-PE, Leonardo Moreira; o presidente da CPF, Diogo Ramos; dentre outras autoridades.

Ao abrir a programação, o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, destacou a importância de debater o tema. “Aqui não é apenas a casa da advocacia mas, principalmente, da Cidadania. Então, temas como esse são extremamente importantes e relevantes, não só para a advocacia, mas para toda a sociedade”, disse.

Já a vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, enfatizou que a assistência técnica e a perícia têm um papel fundamental na efetividade da Justiça. “Queremos o material à causa sendo julgado de forma célere, eficiente e de forma preparada. Então, eu estou muito feliz que a OAB Pernambuco consegue ser palco desse nível de discussão internacional, recebendo professores de fora, para que juntos, emanados, consigamos defender que a prova pericial, a perícia e a assistência técnica podem ser fundamentais para uma ação”, frisou.

Coordenador do evento, o presidente da CPF, Diogo Ramos destacou que a iniciativa permite um debate necessário sobre a temática. “Estamos com grandes nomes nacionais e internacionais trazendo temas de extrema relevância na área. O apoio da OAB-PE é imprescindível para que o tema seja abordado em suas diversas singularidades”, enfatizou.

DEBATES – No seminário, o juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Fábio Francisco Esteves, apresentou o tema “Perícias forenses e direitos humanos”; o professor e presidente da Academia Nacional de Portugal, Duarte Nuno Vieira, falou sobre a “Avaliação do dano corporal”; e a juíza de Direito do Estado de Pernambuco, Ana Cláudia Brandão, abordou a temática “Demandas de saúde e perícia forense”.

Já o advogado Pedro Donaires Sánchez, diplomado pela Universidade Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, no Peru, apresentou o tema “A concepção filosófica da pessoa e sua capacidade de cooperação social no pensamento de Johnrawls”; e a presidente da Comissão de Perícias da OAB-SP, Mônica Christye Rodrigues da Silva, falou sobre “O papel institucional das comissões de perícias forenses do Sistema OAB”. Encerrando a programação, o presidente da CPF, Diogo Ramos, abordou a temática “Tecnologia de reconhecimento facial e direitos humanos”.

PRESENÇAS – O Seminário Internacional de Perícias Forenses foi prestigiado por Adriana Conrado, coordenadora do Programa de Mestrado em Perícias Forenses da Universidade de Pernambuco (UPE); Reginaldo Inojosa, diretor da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas (ABMLPM); Maria José de Sena, reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Nilson Alves de Oliveira, presidente da Associação dos Peritos Papiloscopistas do Estado de Pernambuco (ASPPAPE); Alexandre de Morais, presidente da Associação dos Peritos em Engenharia Mecânica (ABEMEC-PE); e Camila Reis, presidente da Associação de Polícia Científica de Pernambuco (APOC-PE).

Presentes, ainda, Felipe Marinho, presidente da Associação dos Agentes de Perícia Criminal e Agentes de Medicina legal (APEMEPE); Bruno Baptista, Conselheiro Federal da OAB por Pernambuco; Antônio Coutinho, conselheiro e assessor especial da presidência do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN); Tatiana Félix, vice-presidente da Comissão de Perícias Forenses da OAB-PE; Marina Padilha, secretária da CPF da OAB-PE; Mônica Christye da Silva, presidente da Comissão de Perícias Forenses da OAB-SP; e Desirée Aquino, presidente da Comissão Especial de Perícias Forenses da OAB-RJ.

Voltar