OAB-PE promove segunda maior cerimônia de juramento
06/12/2013A segunda maior cerimônia de juramento de novos advogados, contabilizada na história da OAB-PE, foi realizada na noite da quarta-feira, dia 04. Ao todo, foram 230 novos advogados – o primeiro maior juramento foi em agosto último, com 560 profissionais.
O evento, que lotou o auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco, foi coordenado pelo presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, que resgatou em seu discurso, a trajetória da Ordem, reverenciando a luta do individuo pela liberdade e o aprimoramento das instituições pela garantia desta liberdade. Ele ressaltou, ainda, que a cerimônia celebra dois grandes feitos na vida de cada um dos jurandos: a inscrição e licenciamento no Exame de Ordem e o ingresso na OAB-PE.
Na composição da mesa, presidida por Pedro Henrique, estavam Fernando Jardim Ribeiro Lins, secretário geral adjunto da OAB-PE; Leonardo Accioly, conselheiro federal; Octávio de Oliveira Lobo, advogado, ex-presidente da OAB-PE e professor emérito de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – paraninfo da turma de novos advogados –; e Rayane Alves de Lira, oradora da turma.
Também fizeram parte da mesa, Gustavo Freire, conselheiro e membro da Comissão Nacional de Exame de Ordem do Conselho Nacional da OAB; Denivaldo Batista, conselheiro e presidente da Comissão de Seleção e Inscrição da OAB-PE; Gener de Souza, presidente da Comissão de Jovens Advogados da OAB-PE; Maurício Bezerra, conselheiro e presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas do Advogado da OAB-PE; Walber Agra, membro da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB (CFOAB); além de Ronnie Preuss Duarte, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAPE); e Gustavo Ramiro, diretor geral da Escola Superior de Advocacia (ESA-PE).
Em nome dos novos advogados, a oradora Rayane Alves de Lira fez uma série de agradecimentos, destacou se sentir muito feliz e honrada em representar o grupo e mandou um recado: “Sejam apaixonados pela profissão, sejam ousados. O mundo é de quem ousa”. Por fim, lembrou uma frase do italiano Leonardo Da Vinci, um dos mais completos artistas renascentistas: “O tempo dura bastante para aqueles que sabem aproveitá-lo”.
Octávio de Oliveira Lobo agradeceu a honraria em ser paraninfo da turma e qualificou a advocacia como uma das mais nobres profissões. “Sou um dos mais velhos advogados que ainda permanecem em exercício”, destacou, lembrando o número de sua OAB, 1543. Com uma vasta experiência profissional, disse ter autoridade para orientar os novos advogados.
Aplaudido de pé, Octávio de Oliveira Lobo finalizou seu discurso (
veja na íntegra) repetindo frase do jurista Rui Barbosa, que diz “Maior que a tristeza de não haver vencido, é a vergonha de não ter lutado”. “Sejam felizes”, complementou. Na sequência, recebeu do presidente da OAB-PE, Pedro Henrique, placa de reconhecimento de mérito paraninfado.
Depois, Fernando Jardim Ribeiro Lins fez a leitura do juramento do compromisso legal da profissão. Já o presidente da CAAPE, Ronnie Preuss Duarte, falou de uma série de benefícios oferecidos pela Caixa, dentre eles, o Plano Odontológico Ortoclim, que irá oferecer serviços odontológicos para os advogados da capital e do interior, com apenas o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 30,00.
O diretor geral da ESA-PE, Gustavo Ramiro, também fez uso da palavra para dizer que o aprimoramento da educação jurídica deve ser uma constante. Para tanto, de acordo com ele, a Escola dispõe de uma série de cursos de extensão das mais variadas áreas do Direito, com preços acessíveis. “Mais de três mil advogados já passaram pelos cursos da ESA-PE”, destacou. Encerrando a programação, que teve os hinos Nacional e de Pernambuco entoados por João Ricardo da Silva Neto, foi servido um coquetel para os jurandos e seus convidados.