Notícias
29/02/2024OAB-PE promove IV Encontro Estadual dos Defensores de Prerrogativas
29/02/2024Para discutir e fortalecer a defesa das prerrogativas em Pernambuco, a OAB-PE realizou nesta quinta-feira (29), o IV Encontro Estadual dos Defensores de Prerrogativas, na sede da seccional, no bairro de Santo Antônio, no Recife. O encontro, que contou com a presença do presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, é uma iniciativa da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP), presidida por Yuri Herculano, e do Sistema Estadual de Prerrogativas, coordenado pelo diretor tesoureiro da Ordem, Carlos Barros.
Na abertura do evento, o presidente Fernando Ribeiro Lins participou ao lado da vice-presidente, Ingrid Zanella; do diretor tesoureiro Carlos Barros; e da secretária-geral adjunta Manoela Alves. O encontro contou ainda com a presença de presidentes das 29 Subseções da OAB no Estado e seus respectivos presidentes das Comissões de Prerrogativas.
Em sua explanação, Fernando Ribeiro ressaltou a importância da defesa das prerrogativas para a advocacia. “Em razão das demandas das prerrogativas que são constantes, entendemos por bem promover esse encontro com os presidentes das Subseções e das Comissões. Momento para tratar de um tema tão importante, como as prerrogativas da advocacia”, destacou. “A nossa gestão tem tido compromisso com as prerrogativas, uma das nossas principais bandeiras”, acrescentou o presidente da OAB-PE.
Já a vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, ressaltou a união de todas as subseções em defesa dos direitos da classe. “Violar prerrogativa é crime. Nós temos que ser intransigentes na defesa das prerrogativas porque isso afeta diretamente a qualidade da nossa profissão”, asseverou.
O diretor tesoureiro e coordenador das Prerrogativas do Estado, Carlos Barros, reafirmou o compromisso de quem trabalha em prol dos direitos da advocacia. “Nós temos a honra de sermos os advogados dos advogados. Defendemos o direito de quem tem como ofício, como missão, defender direitos. Isso é muito significativo. Vamos estar numa só direção que é a defesa das prerrogativas. Se o advogado nos procura é porque está em uma situação limite e precisa do peso da instituição, que é a OAB”, destacou.
O presidente da CDAP, Yuri Herculano, lembrou o trabalho da OAB-PE em defesa das prerrogativas. “Precisamos divulgar o nosso trabalho para que os advogados saibam o que estamos fazendo e que podem contar com a OAB Pernambuco na defesa de suas prerrogativas. Nosso papel é garantir o livre exercício de toda a advocacia”, disse Yuri Herculano.
Além de Carlos Barros e Yuri Herculano, palestraram no encontro, a vice-presidente, o secretário-geral e membros da CDAP, Tássia Perrucci, Djair Calumbí, Victor Pontes e Daniela Wongeley, respectivamente; e o presidente da OAB Serra Talhada, Allan Pereira.