Notícias
25/04/2012OAB-PE participa de consulta pública do Ministério Público Federal
25/04/2012O presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, esteve presente na última terça-feira (24.04) na consulta pública promovida pelo Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF) e realizada no auditório da Procuradoria da República. Representantes de entidades, de organizações não-governamentais e da sociedade civil apresentaram propostas para temas como a aplicação do dinheiro público, direitos do cidadão, combate ao crime, direitos do consumidor e meio ambiente. Estiveram presentes representantes da Secretaria de Defesa Social do Estado, da Receita Federal, do Ibama e de entidades de defesa do consumidor.
A consulta pública do MPF está sendo promovida durante o mês de abril em mais 20 capitais, além do Recife, com o objetivo de ampliar o diálogo entre o Ministério e a sociedade. Estiveram presentes o procurador-chefe da Procuradoria da República em Pernambuco, Anderson Vagner Góes dos Santos; a procuradora-chefe da Procuradoria Regional da República da 5ª Região, Maria do Socorro Leite Paiva; o procurador da república Anastácio Tahim Júnior; o representante da Defensoria Pública da União, Fernando Cavalcanti; o procurador regional eleitoral Antônio Magalhães; a juíza federal Kyce Anne Collier e o representante da Polícia Federal, Nilton Antunes da Silva.
O procurador-chefe da Procuradoria da República em Pernambuco, Anderson Vagner Góes dos Santos, abriu a consulta falando sobre o trabalho do Ministério e também lembrou a importância da participação da OAB-PE nos trabalhos que estão sendo realizados: “A Justiça não pode ser seletiva, tem que ser cega. Se o pobre tem culpa, puna-se o pobre; se a culpa for do rico, puna-se o rico. A OAB-PE tem sido uma entidade presente e que tem compartilhado do nosso mesmo sentimento de Justiça”.
Para o presidente da Ordem, Henrique Mariano, a realização da consulta pública representa um importante passo para a democracia, dando ao cidadão a oportunidade de expor sua opinião: “Em nome da OAB-PE, eu quero louvar esta iniciativa do MPF, que nos dá um grande exemplo ao oportunizar que sejam ouvidos os mais diversos segmentos da sociedade. Ações como esta somam para o processo de moralização das instituições do nosso país”, concluiu o presidente.