OAB-PE lança Grandes Advogados de Pernambuco

Notícias

12/08/2014

OAB-PE lança Grandes Advogados de Pernambuco

12/08/2014
OAB-PE lança Grandes Advogados de Pernambuco
O lançamento do livro Grandes Advogados de Pernambuco, na noite do dia 11 de agosto, atraiu para a Academia Pernambucana de Letras, nas Graças, autoridades do mundo jurídico, empresarial, acadêmico, político e literário. A obra, uma iniciativa da direção da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE), tem como proposta resgatar e preservar a memória da advocacia pernambucana, por meio de seus maiores protagonistas.
Nesta primeira edição, os homenageados são Antônio de Brito Alves, Everardo da Cunha Luna, Flávio de Queiroz Bezerra Cavalcanti, Hélio Mariano da Silva, José Paulo Cavalcanti, Mário Neves Baptista, Moacir Cesar Baracho, Murilo Humberto de Barros Guimarães, Romualdo Marques Costa, Ruy da Costa Antunes e Torquato da Silva Castro.
A saudação aos presentes à cerimônia de lançamento do livro foi feita pelo presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, que destacou ter na plateia, um expressivo número de talentos. Ressaltou, ainda, o mérito de cada um dos onze advogados biografados. “Todos constituem um patrimônio imaterial da advocacia. É preciso cultuar a memória desses mestres para que sirva de exemplo”, frisou.
Na ocasião, ele explicou que a seleção dos onze advogados notáveis, já falecidos, de gerações diversas, foi feita pelo Conselho de ex-presidentes da OAB-PE, juntamente com as diretorias da Escola Superior da Advocacia (ESA-PE), do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAPE) e da própria OAB-PE.
Na sequência, Pedro Henrique passou a palavra para o conselheiro federal da OAB por Pernambuco e ex-presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, que falou em nome das famílias dos homenageados. Filho de Hélio Mariano, o conselheiro parabenizou a atual gestão da Ordem pela iniciativa e externou a expectativa de que o projeto seja perene.
Em seguida, o presidente Pedro Henrique convidou o professor, pesquisador e advogado João Maurício Adeodato, que proferiu palestra sobre “A importância das ideias jurídicas no Brasil”. Lembrou, em sua apresentação, que antes da implantação dos cursos jurídicos no país, a difusão do saber era exclusiva para os religiosos. “Pernambuco foi o primeiro local a se desvincular da tradição”, disse.
Adriana Rocha Coutinho, Sílvio Pessoa de Carvalho Júnior, Fernando Lins e Bruno Baptista, respectivamente, vice-presidente, secretário geral, secretário geral adjunto e diretor tesoureiro da OAB-PE; bem como os conselheiros federais da OAB por Pernambuco, Pelópidas Neto e Leonardo Accioly; o diretor geral da ESA-PE, Gustavo Ramiro; o presidente da CAAPE, Ronnie Preuss Duarte; além de conselheiros seccionais e integrantes de comissões da OAB-PE marcaram presença no evento.
A cerimônia reuniu ainda nomes como Ney Maranhão; Jarbas Vasconcelos e seu filho Jarbinhas; Fátima Quintas; Eduardo Sertório; Marta Freire; José Octavio de Oliveira Lobo; Dorany Sampaio; Fernando José Pereira Araújo; José Paulo Cavalcanti Filho, acompanhado da esposa Letícia e da mãe Maria Lia; e aesposa do presidente da OAB-PE, Gabriela.
Na programação da noite, o Coral da OAB-PE fez uma apresentação especial em homenagem póstuma a Ariano Suassuna, que empresta o nome ao coral.“Eu só tenho um Xodó”, “Love-me Tender”, “Ciranda da Rosa Vermelha”, “Medley”, “Cânone de Outono”; “Fulô”, “Atrele os Bois” e “Asa Branca”, fizeram parte do repertório, que emocionou a todos. A regência foi do maestro Marcelino Monte.
O lançamento do livro Grandes Advogados de Pernambuco fez parte da programação da OAB-PE no Mês do Advogado. Decreto assinado por Dom Pedro I, criou, no dia 11 de agosto de 1827, os primeiros cursos de Direito no país: um em Olinda, no Mosteiro de São Bento, e outro em São Paulo.
Com selo da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), o livro tem prefácio assinado pelo ex-presidente da OAB-PE, Octavio de Oliveira Lobo. A orelha do livro leva a assinatura do presidente do IAPE, Fernando José Pereira Araújo. O presidente da OAB-PE, Pedro Henrique, que assina o texto de apresentação do livro. Os textos são de autoria dos jornalistas Alana Moreira, Alexandre de Souza Acioli e Daniella Brito Alves; e das professoras e historiadoras Vera Lúcia Costa Acioli e Virgínia Maria Almoêdo de Assis. O livro está à venda na tesouraria da OAB (Rua do Imperador Pedro II, 235 - Santo Antônio/Recife) e custa R$ 50,00.
Voltar