OAB-PE institui Medalha José Cavalcanti Neves
28/05/2014Em reunião do Conselho Pleno da OAB-PE, realizada na noite da segunda-feira, dia 27, foi aprovada por unanimidade, a criação da Medalha José Cavalcanti Neves. A comenda máxima da OAB-PE será conferida a grandes personalidades da advocacia pernambucana uma vez a cada triênio, coincidindo assim com o período de gestão da diretoria da Casa, na forma do regulamento a ser posteriormente aprovado por resolução.
Antes de ser deliberada pelo Pleno do Conselho Seccional, a matéria foi objeto de consulta informal ao Colégio de ex-presidentes da OAB-PE, tendo sido aclamado o nome de José Cavalcanti Neves em ambos os foros.
José Cavalcanti Neves, que dá nome a Medalha, bacharelou-se em 1944 pela Faculdade de Direito do Recife. No mesmo ano se inscreveu na OAB-PE, onde tornou-se conselheiro em 1955 e presidente em 1957. Foi também presidente nacional da OAB, no período de 1971 a 1973. “Um homem de muitos feitos na advocacia não só pernambucana, como a nacional, que merece toda a nossa homenagem”, destacou o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves.
Adriana Rocha Coutinho, Fernando Lins e Bruno Baptista, respectivamente, vice-presidente, secretário geral adjunto e diretor tesoureiro da OAB-PE, participaram da reunião do Pleno. Presentes, ainda, o presidente da Subseccional OAB de Olinda, Clovis Bastos; e o diretor geral da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), Gustavo Ramiro.