OAB-PE inicia campanha contra captação irregular de clientes
04/03/2021A OAB Pernambuco vem atuando de maneira intensa na luta e na fiscalização contra a captação irregular de clientes. Unindo esforços, as comissões de Fiscalização do Exercício da Profissão e a de Seguridade Social iniciaram uma campanha para conscientização dentro das agências do INSS em todo o estado - onde, constantemente, são presenciadas situações de abordagens, dentro das próprias agências e em seus arredores, à aposentados e pensionistas com entrega de cartões e panfletos oferecendo serviços advocatícios.
A ação consistirá em fixar cartazes nas agências, realizar vistorias periódicas e na conscientização da população de que essa prática de captação de clientes é ilegal e deve ser denunciada. A OAB-PE pretende, após implementar a primeira fase da campanha, levar a mesma iniciativa às delegacias e unidades prisionais no estado.
Para o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, é fundamental conscientizar a população de que esta prática não é permitida. “Não podemos deixar que se aproveitem dos momentos em que a população se encontra mais fragilizada e preocupada para venda dos serviços advocatícios. Queremos que a população entenda que eles também podem ser nossos fiscais, também podem ser nossos olhos”, comenta.
Felipe Sampaio, presidente da Comissão de Seguridade Social, também endossa o apelo à população. "Recebemos denúncias constantemente dessa prática ilegal nas agências do INSS. Além da advocacia, contamos com o apoio da população para que essa irregularidade seja minimizada, garantindo o acesso de quem realmente precisa à uma justiça de qualidade", pontuou.
O e-mail para denúncia de captação irregular de clientes é o cofep@oabpe.org.br.