OAB-PE debate corrupção na atualidade

Notícias

21/11/2011

OAB-PE debate corrupção na atualidade

21/11/2011
OAB-PE debate corrupção na atualidade

Na última quarta-feira  (dia 16), a OAB-PE realizou o primeiro evento do projeto OAB Debate – que visa criar uma pauta de discussões entre a OAB-PE e a sociedade civil, com o foco mais voltado aos estudantes,  sobre temas de interesse de toda a população. O auditório da Ordem recebeu dezenas de estudantes de Direito e convidados que debateram o tema “Corrupção na Atualidade”.




O presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, esteve presente entre os palestrantes junto com o conselheiro federal da entidade, Jayme Asfora e Dom Genival Saraiva, presidente regional Nordeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).




Antes do início do debate, o presidente Henrique Mariano recebeu todos os estudantes na presidência da OAB-PE, onde apresentou o projeto, falou da importância da participação destes estudantes dentro da Ordem e ouviu sugestões. O debate foi realizado no auditório da entidade e foi aberto pelo coordenador do projeto, William Ferreira de Melo, também diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-PE. 

“Os eventos que começaram a ser realizados por meio da OAB Debate são de fundamental importância para os nossos estudantes de direito e também para a sociedade civil em geral. A corrupção é uma prática não mais tolerada por toda sociedade. Este anseio de mudança está sendo traduzido na luta contra essas práticas”, explicou o presidente da OAB-PE, durante o evento. 

Henrique Mariano destacou também a importância e a força das redes sociais na mobilização de pessoas, e falou da última Marcha contra Corrupção, no dia 15 de novembro, articulada através das redes sociais. “Desta vez, no Recife, mais de 500 pessoas participaram e, com propostas como este debate e a informação chegando cada vez mais a população, esse número deve crescer nas próximas manifestações”, concluiu. 

O conselheiro federal da entidade, Jayme Asfora, lembrou dos casos mais recentes de corrupção no país e destacou a importância de trazer este tema para o dia a dia. “A luta contra a corrupção começa quando você não tenta subordinar um guarda para não ser multado ou quando você deixa de oferecer dinheiro para ser atendido com mais agilidade. É um processo que começa com pequenas ações que vão tomando grandes proporções”. 

Ao término dos debates, os estudantes puderam expor dúvidas e esclarecê-las, além de dar a opinião sobre ações eficazes para o combate da corrupção no país. Com o projeto, a OAB-PE promove uma maior integração entre a entidade e a sociedade civil em geral.

O presidente do Diretório Acadêmico de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, o estudante Pedro Jácome, falou em nome dos universitários e afirmou que a OAB Debate já representa fundamental importância para a comunidade acadêmica. “Acreditamos que por meio da realização destes encontros será possível integrar ainda mais nossa comunidade com a Ordem, debatendo temas relevantes com grandes profissionais”. 



Veja aqui o que disse Dom Genival Saraiva sobre o debate e aqui o depoimento de uma das estudantes que participou do evento.

Voltar