OAB-PE comemora 80 anos de fundação

Notícias

07/02/2012

OAB-PE comemora 80 anos de fundação

07/02/2012
OAB-PE comemora 80 anos de fundação


A Seccional Pernambuco da OAB-PE comemora, nesta hoje (dia 08.02), os seus 80 anos de criação. A data será festejada com a realização de um evento em homenagem a todos os ex-presidentes que ajudaram a construir a história da entidade. “Decidimos homenagear todos os ex-presidentes da OAB-PE porque cada um deles teve uma contribuição decisiva para que a Ordem tenha, hoje, a respeitabilidade e a confiança não só da advocacia, mas também de toda a sociedade pernambucana”, ressalta o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano.

Os ex-presidentes ainda vivos receberão uma placa comemorativa à data, assim como as famílias daqueles que já faleceram. A solenidade contará ainda com a presença de toda a diretoria da Seccional, conselheiros federais, conselheiros seccionais, representantes das comissões da entidade, além de membros de todos os Tribunais. Também para o dia 8, estão sendo preparados cadernos especiais a serem veiculados pelos jornais Folha de Pernambuco e Jornal do Commercio. “Esses dois veículos tiveram a iniciativa de homenagear a entidade pela importância que a mesma tem para Pernambuco”, ressaltou Mariano. Já o Diário de Pernambuco também fará uma homenagem especial aos 80 anos da OAB-PE. 

História – A criação da OAB-PE ocorreu no dia 8 de fevereiro de 1932, na sede do Instituto dos Advogados de Pernambuco - no segundo andar do Palácio da Justiça. Compareceram à sessão de fundação os advogados Joaquim Inácio de Almeida Amazonas, Antônio Vicente de Andrade Bezerra, Tomás de Oliveira Lôbo, Arsênio Meira de Vasconcelos e Artur Tavares de Moura.

Aclamado pelos presentes para assumir a presidência daquela primeira sessão, Joaquim Amazonas assim o fez, passando-se em seguida à eleição da Diretoria do Conselho. Os votos deram a presidência ao próprio Joaquim Amazonas e a vice-presidência a Andrade Bezerra, ficando como Secretário Artur de Moura e como Tesoureiro Tomás Lôbo. Nesses 80 anos, presidiram a entidade Joaquim Ignácio de Almeida Amazonas, Pedro de Melo Cahu, Thomaz de Oliveira Lobo, Nilo Augusto Dornelas Câmara,  José Cavalcanti Neves, Carlos Martins Moreira, Joaquim Correia de Carvalho Junior, Moacir Cesar Baracho,  Octávio de Oliveira Lôbo, Dorany Sampaio, Hélio Mariano, Fernando Coelho,  Paulo Marcelo Wanderley Raposo,  Jorge Neves, Aluísio  Xavier,  Ademar Rigueira, Júlio Alcino de Oliveira Neto, Jayme Asfora Filho e, atualmente, Henrique Mariano.


Voltar