23/01/2013

23/01/2013
OAB-PE celebra missa em memória de Manoel Mattos
Em missa celebrada na manhã desta quarta-feira, 23, na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, centro, a presidência da OAB-PE lembrou os quatro anos da morte do advogado Manoel Bezerra de Mattos Neto. Celebrada pelo frei Paulo Amâncio, a missa contou com a participação de parentes e amigos de Mattos. O incansável defensor dos direitos humanos foi assassinado em 24 de janeiro de 2009, no município de Pitimbu, Estado da Paraíba. Integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PE, na época, ele havia denunciado a existência de grupos de extermínio, com a participação de policiais militares, que agiam livremente na região de Itambé. Em breve pronunciamento, o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, destacou que o advogado é um missionário da justiça e que Mattos é um exemplo a ser seguido por pessoas que lutam por dias melhores. “Muito nos orgulha em ter tido Mattos em nossos quadros”, ressaltou. Quem também esteve presente na missa foi o conselheiro federal Henrique Mariano, que atua durante muito tempo na causa de Manoel Mattos. Presidente da OAB-PE na gestão anterior, Henrique Mariano sempre mostrou-se incansável na luta pelos direitos humanos. Atualmente, atua também na Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara. Alves lembrou que, por intervenção direta da OAB-PE e de outras instituições, o caso de Manoel Mattos foi federalizado em outubro de 2010, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). “É o único processo ligado a direitos humanos no Brasil, que foi transferido da esfera estadual para a federal. A Ordem continuará atenta na condução do caso, apoiando no que for necessário para que os culpados sejam devidamente punidos”, frisou. Além da missa promovida pela OAB-PE, a morte de Mattos será lembrada em uma série de atos públicos realizados nesta quinta-feira, dia 24, em João Pessoa, onde o caso tramita na esfera federal. Dona Nair Ávila, mãe do advogado, comandará pessoalmente toda programação na capital paraibana. A OAB-PE será representada pelo advogado Maurício Bezerra.