Novos dirigentes da FDR tomam posse
24/04/2015A Faculdade de Direito do Recife (FDR), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem nova direção. Os professores Francisco de Queiroz Bezerra Cavalcanti e Ivanildo de Figueiredo Andrade de Oliveira Filho tomaram posse na quinta-feira, dia 23, como diretor e vice-diretor, respectivamente. Eles substituem Luciana Grassano de Gouvêa Mélo e Fabíola Santos Albuquerque, que estiveram à frente da FDR por dois mandatos. A solenidade que reuniu autoridades do mundo jurídico e acadêmico, teve espaço no salão nobre da FDR.
O presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves participou da cerimônia, destacando a importância da Faculdade para Pernambuco, Estado que abrigou um dos dois primeiros cursos de Direito no país - o outro foi em São Paulo -, a partir de agosto de 1827. “Além de berço dos cursos jurídicos do Brasil, somos reconhecidos pelos grandes mestres que passaram e muitos que ainda fazem parte da FDR”, disse, desejando sucesso aos novos gestores. Também presentes ao evento, os ex-presidentes da OAB-PE, Otávio Lobo e Jayme Asfora; o diretor tesoureiro da Ordem, Bruno Baptista; além de conselheiros seccionais e integrantes de comissões da OAB-PE.
Perfil - O novo diretor, Francisco de Queiroz Bezerra Cavalcanti, graduou-se em Direito e fez seu mestrado na área na UFPE. Concluiu o doutorado em Direito pela Universidade de Lisboa, em 1997. Atualmente, é professor titular da UFPE, vinculado ao Departamento de Direito Público Especializado, e juiz aposentado do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Já publicou 33 artigos em periódicos especializados e tem nove capítulos de livros e cinco livros publicados. Ele orientou nove dissertações de mestrado e cinco teses de doutorado, além de ter orientado 16 trabalhos de iniciação científica na área de Direito. Atua na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional.
O professor Ivanildo de Figueiredo Andrade de Oliveira Filho, que assumiu a vice-diretoria da FDR, fez graduação, mestrado e doutorado na UFPE. Também é especialista em Direito Registral Imobiliário pela PUC-Minas. Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Teoria Geral do Direito e Direito Privado da FDR, onde atuou de 2012 até agora como chefe do departamento. É tabelião público titular do 8º Tabelionato de Notas do Recife, provido por concurso público. Foi procurador do Estado de Pernambuco (1987-2000) e secretário de Administração do Estado de Pernambuco (1995-1996).
Com informações do Portal da UFPE