Notícias
14/01/2010Novo presidente da OAB-PE toma posse no Forte do Brum
14/01/2010Aconteceu na última terça-feira, dia 12, a posse solene do novo presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, de toda a diretoria da entidade, Conselho Seccional e também da nova diretoria da Caixa de Assistência aos Advogados de Pernambuco (CAAPE). A solenidade ocorreu no Forte do Brum e contou com a presença de advogados, desembargadores, dos presidentes das Seccionais da OAB do Rio Grande Norte, Alagoas e Bahia, presidentes de subseccionais da OAB-PE, representantes dos Poderes Legislativo e Executivo, além de diversas outras autoridades.
A posse teve ainda a participação do presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto; do conselheiro e futuro secretario - geral da OAB, Marcos Vinícius Furtado Coêlho; do presidente do TJPE, desembargador Jones Figueirêdo; do procurador-geral do Estado, Tadeu Alencar; do vice-presidente do TRF 5ª Região, desembargador Marcelo Navarro; da presidente do TRT 6ª Região, desembargadora Eneida Melo; do secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura do Recife, Ricardo Soriano; do presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Mozart Valadares; da procuradora-geral do MPPE em exercício, Maria Helena Nunes Lyra e do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
Em seu discurso, o novo presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, ressaltou a importância de dirigir uma entidade tão importante para advocacia e para sociedade. “Nesse momento tenho a honra de assumir uma instituição tão histórica nas várias lutas de nosso País. No exercício da minha presidência manterei a continuidade com a Ordem ativa, participativa e permanentemente contribuindo para uma sociedade mais justa e ética”, declarou. Mariano também afirmou que "Sabemos que a OAB está diretamente relacionada com a agilização da prestação jurisdicional. Por isso, manter um permanente diálogo com o Poder Judiciário e com os outros Poderes constituídos, objetivando o aprimoramento da administração da Justiça é uma atividade absolutamente necessária para o cumprimento das funções institucionais da OAB". Ao fim do seu discurso, o presidente dedicou sua posse ao pai, o advogado Hélio Mariano, que também presidiu a OAB-PE.
Na ocasião, o ex-presidente da OAB-PE, Jayme Asfora, destacou a reconquista da credibilidade da Ordem durante a sua gestão e falou das várias ações realizadas juntamente com a CAAPE e com a Escola de Advocacia Ruy Antunes (ESA). “Nossa gestão conseguiu re-fundar uma instituição respeitada, que há anos atrás estava distante da advocacia pernambucana e da sociedade. Em parceria com a ESA e a CAAPE criamos vários projetos e ações em favor dos advogados. Também lutamos arduamente contra as mazelas nos três Poderes - Legislativo, Executivo e Judiciário -, como o combate a morosidade, o nepotismo e a violência”, disse.
O presidente da OAB nacional, Cezar Britto salientou o trabalho da OAB-PE na gestão passada. “Hoje a OAB de Pernambuco está saneada, graças à luta da antiga gestão. Bom saber que agora também está em boas mãos”. Ele também comentou sobre a instalação da Comissão da Verdade, prevista no Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH), que seria responsável por apurar crimes cometidos durante o regime militar. "O plano tem um ponto fundamental que é o direito do povo saber a sua história", analisou.