Nova desembargadora do TJPE, Dayse Andrade, toma posse
10/06/2014

A cerimônia de posse da nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Daisy Maria de Andrade Costa Pereira, foi prestigiada pelo presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, e a vice Adriana Rocha Coutinho. Realizada no Salão do Pleno, no Palácio da Justiça, no final da tarde da segunda-feira, dia 09, o ato solene reuniu, ainda, muitos magistrados, advogados, amigos e familiares da desembargadora.
Ela assumiu o cargo no TJPE por meio do Quinto Constitucional, assumindo a vaga aberta em decorrência da aposentadoria da desembargadora Alderita Ramos. Daisy Andrade integrou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) por quase 28 anos e agora passa a atuar na 3ª Câmara Criminal do Tribunal.
A solenidade foi conduzida pelo presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves. Também participaram da composição da mesa de trabalho, o governador do Estado, João Lyra; o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique; a deputada estadual Raquel Lyra, representando a Assembleia Legislativa; o procurador geral de Justiça, Agnaldo Fenelon; o presidente em exercício do Tribunal Regional do Trabalho 6ª Região, Pedro Paulo Nóbrega; e o desembargador Manoel Erhardt, representando o Tribunal Regional Federal da 5ª Região.
Na ocasião, o desembargador Jorge Américo fez o discurso de saudação da desembargadora, destacando sua trajetória profissional e comparando-a a mulheres guerreiras que marcaram a história. Já o presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves, ressaltou a satisfação com a chegada da nova integrante da Justiça estadual. Em sua fala, a desembargadora Daisy enfatizou a importância de sua passagem pelo MPPE e afirmou que honrará a trajetória das desembargadoras aposentadas Helena Caúla e Alderita Ramos, também oriundas do Ministério Público.
Natural de Arcoverde, sertão do Estado, a mais nova desembargadora do TJPE tomou posse como promotora de Justiça em 1986, iniciando as atividades no município de Angelim. Atuou também em Canhotinho, Garanhuns e São João, antes de vir para a capital. Tomou posse como a 11ª procuradora de Justiça Cível em 2010. Ocupava, atualmente, o cargo de corregedora geral substituta no MPPE.
Também prestigiaram a posse solene da desembargadora Daisy Maria de Andrade Costa Pereira, o ex-presidente da OAB-PE, Jorge Neves; o presidente da Subseccional OAB de Olinda, Clovis Bastos; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PE, Graça Barza; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Ronnie Duarte; e o conselheiro Erik Sial.