09/05/2022

09/05/2022
Nota de solidariedade

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco vem, através desta nota, manifestar solidariedade à advogada Dani Portela, que recentemente foi vítima de ameaças de morte, através do seu e-mail institucional e em comentários nas redes sociais, por conta da sua atividade como vereadora da Câmara Municipal do Recife.

Reiteramos que a defesa da memória coletiva, verdade e justiça se fazem imprescindíveis à manutenção do Estado Democrático de Direito, que é uma construção permanente.

Ademais, a nossa postura nacional é de enfrentamento permanente às “Fake News”, que comprometem de modo fulcral a soberania popular e a governança democrática.

Além disso, nos posicionamos em defesa da atuação das mulheres negras na Política. Nosso país tem apenas 15% (quinze por cento) de mulheres parlamentares na Câmara Federal, percentual menor, inclusive, do que o Afeganistão, país normalmente associado à desigualdade de gênero, cujo percentual é de 27% (vinte e sete por cento).

Com relação às mulheres negras, esse quadro é ainda pior. O Congresso Nacional tem apenas 14 parlamentares negras, o que representa somente 2,36% (dois vírgula trinta e seis por cento) das 594 (quinhentas) vagas que se somam na Câmara e no Senado. Essas mulheres são constantemente vítimas do machismo e do racismo estrutural na nossa sociedade.

Diante do exposto, se faz necessária a investigação das ameaças e ataques perpetrados contra a advogada e vereadora, bem como a plena responsabilização dos envolvidos.