20/12/2022

20/12/2022
Nelson Barbosa apresenta balanço do Tribunal de Ética e Disciplina
O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Pernambuco, Nelson Barbosa, apresentou durante a Sessão do Conselho Pleno realizada segunda (19), um balanço das ações executadas pelo TED com os resultados dos trabalhos realizados durante o ano pelo Tribunal. “Fizemos um mutirão para encerrar diversos processos, julgar nas Câmaras. Reduzimos o acervo já este ano mesmo com o número de protocolos de novas ações tendo aumentado consideravelmente", explicou Nelson Barbosa. O acervo de 8.720 processos caiu para 5.715 em 2022. Também em destaque a digitalização e a transformação dos processos físicos em eletrônicos; a implantação do AR Digital pelos Correios e o fortalecimento do corpo funcional. "Nossa instituição trabalha no sentido de modernizar de forma continuada o nosso Tribunal de Ética e Disciplina, sempre adotando novas e boas práticas que colaborem neste processo de aprimoramento", destacou o presidente Fernando Ribeiro Lins. Nelson Barbosa também falou sobre os projetos do TED para 2023, com destaque para o fortalecimento do Programa CAPACITA TED; uma série de treinamentos contínuos; a criação de canal de respostas aos demais Poderes Públicos; a realização de sessões duplas; novas contratações e audiências nos dois turnos. ENCONTRO TED NACIONAL - Nelson Barbosa participou na sexta (16) do 15º Encontro de Presidentes de Tribunais de Ética e Disciplina (TED), promovido pela OAB Nacional, na sede da OAB-SP, na capital paulista. O encontro dos presidentes do TED de todas as Seccionais teve como objetivo principal discutir avanços e melhorias no sistema de ética e disciplina da OAB. Entre as pautas levadas por Nelson Barbosa esteve a tramitação de processos em meio eletrônico pelos Tribunais de Ética e Disciplina; a adesão ao Sistema de Gestão Documental; e a uniformização de sistemas e comunicação entre as Seccionais e o Conselho Federal. Ao final do evento, foi divulgada a Carta Oficial do 15º Encontro de Presidentes de Tribunais de Ética e Disciplina. Confira aqui a íntegra da Carta.