Mulheres advogadas recebem homenagem em reunião do Pleno
25/03/2014

Na noite da segunda-feira, 24, a reunião do Conselho Pleno da OAB-PE foi marcada por uma homenagem especial feita às mulheres advogadas. Já na entrada de acesso ao auditório professor Murilo de Barros Guimarães, na sede da Ordem, todos – mulheres e homens – receberam botton alusivo ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, e rosa na cor vermelha.
O presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, abriu a sessão da noite, mas logo transferiu a coordenação da primeira fase dos trabalhos para a vice-presidente, Adriana Rocha Coutinho. Além de Adriana, integraram a mesa, a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PE, Graça Barza; e as conselheiras seccionais Nair Andrade, Carlúcia Lapenda, Maria Paula Latache e Ana Luiza.
Em um breve discurso, Adriana Coutinho agradeceu a confiança depositada às mulheres que fazem a OAB-PE e falou da satisfação e orgulho em fazer parte da direção. Já o presidente Pedro Henrique reconheceu a capacidade de trabalho e disciplina da mulher, sobretudo a mulher advogada. Aproveitou para pedir um maior engajamento das advogadas na política de trabalho da Ordem.
Ele também lamentou o fato de Pernambuco ser um dos estados brasileiros que mais comete violência contra a mulher. Pedro Henrique destacou, ainda, que a OAB-PE fará uma homenagem à mulher advogada, dando o nome de Severina Natalícia da Silva – sequestrada e morta em dezembro de 2013, em pleno exercício da advocacia – à Sala dos Advogados instalada na Central de Plantões da Capital, que a Secretaria de Defesa Social (SDS), implantou no bairro de Santo Amaro. A conselheira Nair Andrade também fez uso da palavra, resgatando a alegria do momento em que ingressou na Ordem. Ela foi a primeira mulher a compor a direção da OAB-PE, na gestão de Joaquim Correia de Carvalho Júnior (1971 a 1975).