29/07/2010

29/07/2010

Fonte: TJPE

A coleção Memória Judiciária de Pernambuco terá continuidade. A portaria Nº 52/2010, recentemente publicada, formou grupo de trabalho para elaborar os volumes 7, 8 e 9 da obra. Os próximos livros serão dedicados aos ex-desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Thomaz de Aquino Cirillo Wanderley, Benildes de Souza Ribeiro e Og Nicéas Marques Fernandes.

O Centro de Estudos Judiciários (CEJ), sob a direção do desembargador Jones Figueiredo, está responsável pela elaboração da obra. Além da coleção, o grupo de trabalho também está à frente da atualização do livro História das Comarcas Pernambucanas, que se encontra em fase de conclusão e deve ser lançada até o final do ano.

A coleção Memória Judiciária tem o objetivo de registrar a história do Judiciário pernambucano, enfatizando as contribuições de personagens significativos que engrandecerem a instituição com seus serviços. As publicações narram, através de documentos e fotos, a passagem dos magistrados pelo TJPE. Através da obra, já foram biografados os desembargadores aposentados Djaci Alves Falcão, Carlos Xavier Paes Barreto Sobrinho, Geraldo Magela Dantas Campos, Cláudio Américo de Miranda, Francisco de Sá Sampaio e José Ferraz Ribeiro do Valle.

CEJ - O Centro de Estudos Judiciários funciona dentro da biblioteca do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, no 4º andar. Entre suas atribuições, estão promover e organizar pesquisas, cursos, congressos, simpósios, conferências e estudos visando ao aprimoramento profissional e cultural dos integrantes da Justiça Estadual; coordenar o desenvolvimento e o aperfeiçoamento tecnológico integrados da biblioteca, do museu, da memória e do banco estadual de dados da Justiça Estadual; e realizar sob a coordenação dos setores administrativos interessados do Tribunal de Justiça estudos e projetos relativos à organização e administração judiciárias e à prestação jurisdicional.

Além da elaboração da obras, o centro cuida da publicação de informes jurídicos semanais, que são disponibilizados no Diário de Justiça Eletrônico e no site do TJPE e destacam os julgados mais importantes do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, do Conselho Nacional de Justiça, e dos Colégio Recursal dos Juizados Especiais de Pernambuco, além do TJPE.