Medalha Joaquim Amazonas é entregue em cerimônia solene
24/08/2015Realizada na tarde da quinta-feira, dia 20, a cerimônia de entrega da Medalha Joaquim Amazonas, promovida pela OAB-PE, foi bastante concorrida. Um grupo de 32 advogados recebeu a comenda pelos mais de 50 anos de exercício da profissão e por atender ao requisito de boa conduta ético-profissional registrada durante toda a carreira. Conduzido pelo presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, o evento lotou o auditório do Banco Central, no bairro de Santo Amaro.
Na mesa de trabalho da solenidade de entrega da medalha, além de Pedro Henrique; a vice-presidente da OAB-PE, Adriana Rocha Coutinho; o ex-presidente da OAB-PE, Octávio Lobo; o ex-governador de Pernambuco, Roberto Magalhães; o desembargador Ruy Salathiel, do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6); o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Ronnie Preuss Duarte; e o advogado Sílvio Neves Baptista, que representou os homenageados.
Em seu discurso de abertura, o presidente Pedro Henrique destacou a satisfação em celebrar a exitosa carreira de profissionais que muito contribuíram para a história, fazendo a diferença com suas atuações nas mais diversas áreas do Direito. Ressaltou, ainda, a importância de valorizar a memória, enfatizando os bons exemplos para as novas gerações. “Advogar é profissão de resiliência e persistência”, disse.
Na sequência da programação, foi entregue a Medalha Joaquim Amazonas aos homenageados presentes. O nome da comenda faz referência ao primeiro presidente da OAB-PE: Joaquim Ignácio de Almeida Amazonas. Tendo dedicado grande parte de sua carreira à educação superior, ele também foi o primeiro reitor da então Faculdade do Recife, hoje, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Após a entrega da comenda, o advogado Sílvio Neves Baptista falou em nome dos homenageados. Lembrou do tempo em que os processos eram digitados numa máquina de escrever. “Hoje, são eletrônicos”, frisou. Destacou, ainda, o comportamento ético adotado na profissão pelos agraciados. “A honestidade é dever moral de todos”, complementou.
Fernando Ribeiro Lins e Bruno Baptista, respectivamente, secretário geral adjunto e diretor financeiro da OAB-PE; o secretário da Juventude da Prefeitura do Recife e ex-presidente da OAB-PE, Jayme Asfora; o presidente da Subseccional de Olinda, Clovis Bastos; além de conselheiros seccionais e integrantes de comissões da OAB-PE, prestigiaram a cerimônia. Com regência do maestro Marcelino Monte, o Coral Ariano Suassuna - OAB-PE cantou os hinos do Brasil e de Pernambuco e apresentou um eclético repertório, com clássicos da música nacional e internacional.
Confira a lista dos advogados homenageados:
- Abel de Sá Bezerra Cavalcanti Filho
- Adelgicio Cabral da Cunha Cavalcanti
- Alberto Alcebiades de A. Portella Netto
- Antonio Avelino da Silva
- Arimá Maranhão Pessôa de Máximo
- Clemente Rosas Ribeiro
- Djalma Leite Lopes
- Edna da Costa Maia de Farias
- Fernando Elysio Galvão Wanderley
- Gerdt Weber
- Gildenor Eudocio de Araujo Pires
- Givaldo Bernardo de Oliveira
- Jackson Zeferino Vieira de Melo
- Jane Coelho Magalhães Melo
- João Baptista de Britto Alves
- Jorge Eduardo da Silva Alves
- José Feliciano de Barros Neto
- José Marcionilo de Barros Lins Filho
- José Vieira da Silva Filho
- Luiz Menezes de Lima
- Maria de Lourdes S. L. de Albuquerque
- Marily Nóbrega Sial
- Miracy Miranda Domingues
- Nilson Roberto de N. Carneiro Campelo
- Paulo de Tarso de Moraes Souza
- Roberto Lins de Oliveira
- Romildo Ramos da Silva
- Sandoval Alves de Souza
- Sílvio Neves Baptista
- Vital Maria Gonçalves Rangel
- Volgran Correia Lima
- Yara Portela Sobral