01/12/2022

01/12/2022
Manoela Alves participa de lançamento de plataforma contra o racismo

Atuante nas pautas de enfrentamento ao racismo e em defesa da equidade de raça e gênero, a secretária-geral adjunta da OAB Pernambuco, Manoela Alves, esteve nesta quarta-feira (30) no Museu da Abolição, no lançamento da plataforma “Recife sem Racismo”, da prefeitura do Recife. A Ordem participou ativamente de todo o processo de construção da iniciativa junto a outras entidades, movimentos sociais e organizações civis.

Para a secretária-geral adjunta da OAB-PE, Manoela Alves, a iniciativa é muito importante. “O racismo não é um problema do povo preto, é um problema de toda a sociedade. Recife hoje está de parabéns por dar um passo muito importante nesta luta”. “Seguimos fiscalizando, acompanhando, contribuindo e, principalmente, reparando. É pelos que vieram antes, por nós que sofremos e pelos que virão”, enfatizou.

A plataforma Recife sem Racismo contém informações úteis como as definições sobre racismo estrutural, racismo religioso e racismo institucional, além da legislação sobre igualdade etnicorracial, explicações sobre o fluxo seguido pelas denúncias na plataforma e contatos de instituições que podem prestar assistência às vítimas.

Estiveram presentes no lançamento a prefeita em exercício da cidade do Recife, Isabela de Roldão; a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, Ana Rita Suassuna; o gerente de Igualdade Racial do Recife, Marcelo Diniz; representantes de entidades sociais, instituições sem fins lucrativos e conselho municipal de Igualdade Racial.