Notícias
10/01/2024Luto: Despedida da advogada Nair Andrade é marcada pela emoção, na sede da OAB-PE
10/01/2024Em clima de muita comoção, o corpo da advogada Nair Andrade foi velado nessa terça-feira (9). Realizada no Memorial da Advocacia Fernando Coelho, no andar térreo do prédio sede da OAB-PE, no bairro de Santo Antônio, Recife, a cerimônia reuniu familiares, amigos e colegas de profissão. Admirada e querida por muitos, Nair faleceu aos 97 anos de idade, deixando um filho e uma neta.
O padre Irmael Vieira, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Curado, conduziu o ritual de recomendação do corpo, que deverá ser cremado nesta quarta-feira (10), em solenidade reservada para a família, no cemitério Memorial Guararapes, em Jaboatão.
Em viagem ao Exterior, o presidente da Ordem em Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins, não participou da cerimônia de despedida da advogada Nair Andrade. Mas, em uma de suas contas nas redes sociais, externou seus sentimentos. “Perdi uma incentivadora, conselheira e querida amiga. Além de uma advogada excepcional, dra. Nair foi verdadeira pioneira na participação das mulheres na OAB-PE, durante seus 97 anos de vida”, ressaltou.
"Neste momento de luto, manifesto meu respeito à sua memória e expresso minhas condolências à família, amigos e colegas. Seu legado perdurará eternamente em nossos corações e na história da advocacia pernambucana. Viva Nair!!”, declarou o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins.
Quem também lamentou o falecimento de Nair Andrade foi o presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Beto Simonetti. “O CFOAB se solidariza com toda a advocacia de Pernambuco, os familiares e amigos e amigas desta advogada que tanto representou para a nossa classe, abrindo caminhos para as mulheres advogadas e servindo de exemplo para todos”, disse.
A importância de Nair Andrade para a advocacia pernambucana foi destacada, ainda, pela presidente em exercício da OAB-PE, Ingrid Zanella, que esteve presente durante todo o velório. "A gratidão e amizade que tenho por dra. Nair é enorme. Além de inspiração ela é e sempre será exemplo de força, sendo a primeira mulher a integrar a diretoria da OAB-PE nos anos de 1970”, frisou. "Sua partida deixa um vazio enorme em meu coração. Sua coragem e humanidade estarão sempre presentes na advocacia pernambucana, na história da nossa OAB", complementou Zanella.
Bastante emocionado durante o velório, o filho da advogada Nair, Ivo Andrade Neto, agradeceu o apoio dado pela diretoria da OAB-PE. "Me sinto amparado pela classe. Agradeço de coração", registrou.
A solenidade de despedida foi acompanhada, ainda, por vários integrantes da atual gestão da OAB-PE, como a secretária-geral adjunta Manoela Alves, além de conselheiros federais e estaduais, presidentes de Comissões, e o diretor geral da Escola Superior da Advocacia (ESA-PE), Leonardo Moreira. Os ex-presidentes da Ordem em Pernambuco, Pedro Henrique Reynaldo, Bruno Baptista e Ronnie Duarte também foram se despedir de Nair Andrade.
A morte da advogada foi lastimada, ainda, por representantes da Orquestra Criança Cidadã, da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE), da ESA-PE, da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), do Clube de Campo Alvorada, dentre outras entidades.
Trajetória - Incansável na realização de atividades direcionadas ao fortalecimento da advocacia, Nair Andrade colaborou com diversas instituições e manteve uma parceria contínua com a OAB-PE. Em uma posição de vanguarda, ela foi a primeira mulher a ocupar um cargo na diretoria da Ordem em Pernambuco. Na gestão do então presidente Joaquim Correia de Carvalho Jr., no período de 1971 a 1973, a advogada Nair exerceu a função de secretária-geral da OAB-PE.
E mais: ela exercia uma paixão pelas causas sociais, o que a motivou a apoiar projetos voltados para crianças e adolescentes de comunidades carentes, utilizando a música como ferramenta de transformação social. Por sua postura ativa e exemplar, deixará saudades.