Notícias
12/12/2011Lançada petição pública em apoio à Adin contra pagamento de auxílio-paletó
12/12/2011Foi lançada, na última sexta-feira (9), uma petição pública em apoio à Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pela OAB-PE contra o pagamento de auxílio-paletó aos deputados estaduais de Pernambuco. A ação é resultado do trabalho conjunto da OAB-PE e da Organização Pernambucana de Combate à Corrupção (OPECC) e foi lançada durante o ato público que marcou as comemorações do Dia Internacional de Combate à Corrupção.
O ato aconteceu em frente à Câmara dos Vereadores do Recife, onde foi instalado um varal com o abaixo-assinado realizado em favor da implantação de uma lei da ficha-limpa para os ocupantes dos cargos comissionados no Executivo municipal – seguindo as mesmas vedações impostas pela Lei Complementar 135/2010. Participaram do ato o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano; os conselheiros federais da entidade Jayme Asfora e Pedro Henrique Reynaldo Alves; o vice-presidente da Comissão de Combate à Corrupção da OAB-PE, Delmiro Campos; além dos membros da Comissão Max Maciel Neto, Laércio Souza e Lucas Leite.
Durante o evento, também começaram a ser recolhidas as assinaturas em apoio à Adin do auxílio-paletó que está em tramitação no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). “A questão do pagamento do auxílio-paletó não é um caso de corrupção, mas de uso de recursos públicos de forma inadequada e que a própria sociedade já vem se manifestando contrário. Desde que entramos com a ação no Tribunal, temos recebido muitas manifestações de apoio. O objetivo da petição é mostrar que a população não quer mais que esse tipo de privilégio continue existindo”, ressaltou o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano. Quem quiser apoiar a Adin basta clicar aqui. O link para a petição pública também será divulgado no canais de comunicação da OPECC. Veja também aqui o depoimento de um dos coordenadores da Organização Pernambucana Contra Corrupção, Karlos Bungenstab, sobre as comemorações do Dia Internacional de Combate à Corrupção no Recife