Notícias
05/03/2024Ingrid Zanella participa de audiência pública que debate cota e violência política de gênero
05/03/2024Na quarta (5), a vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, participou de audiência pública para debater sobre “Cota de Gênero, Violência Política de Gênero e Canais de Denúncia”, na Escola Técnica Estadual (ETE) Antônio Arruda de Farias, localizada no município de Surubim, no Agreste pernambucano. A audiência faz parte do Projeto “Trilhas da Democracia”, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). O objetivo do projeto é promover o diálogo com entidades públicas, privadas e organizações da sociedade civil, além de pessoas interessadas ou diretamente relacionadas ao processo eleitoral.
Além da vice-presidente da OAB-PE, compuseram a mesa de honra, o presidente da OAB Surubim, Fredson Rodrigues; o presidente e o vice do TRT-PE, desembargadores Adalberto de Oliveira Melo e Cândido Saraiva; a prefeita do município de Surubim, Ana Célia Cabral; e a ouvidora do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Lizandra Carvalho. O ouvidor e o diretor-geral do TRE-PE, desembargador Carlos Gil Rodrigues e Orson Lemos; respectivamente.
Em sua explanação, Ingrid Zanella reforçou a importância de mulheres ocupando cargos de liderança. “Como fomentar a participação feminina? Com certeza é conscientizando, debatendo, impulsionando as denúncias para que haja uma cassação, uma punição, quando existir uma violência de gênero”, assegurou. “Como vice-presidente da OAB de Pernambuco e professora universitária, eu queria dizer que nós também fazemos a nossa parte. Nós temos a Ouvidoria da Mulher para possibilitar que toda mulher que se sinta violada, em função do seu gênero, busque a OAB-PE para que tenha uma segurança, para que consiga ter as suas prerrogativas garantidas, que se sinta protegida no ambiente político, no ambiente de Ordem”, ressaltou.
O presidente do TRE-PE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, destacou que o projeto tem como propósito, fortalecer uma luta que não é apenas das mulheres, mas de toda a sociedade. “O objetivo é refletir a ampliação da participação feminina nos espaços de poder”, afirmou.
A presidente e a vice da Comissão da Mulher Advogada da OAB Surubim, Eliane Matias e Lucivânia Pessoa também estiveram presentes na audiência, bem como a diretora da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Luana Guarino; e a primeira presidente da OAB de Surubim, Nelma Guerra.