Ingrid Zanella e Manoela Alves participam de encontro sobre Mulheres e Política no TRE-PE

01/12/2022

01/12/2022

A ocupação de espaços para mulheres na política foi tema do 2º encontro do Ciclo de Estudos Mulheres e Política, nesta quinta-feira (1º), no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). A iniciativa contou com a participação da vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella e a secretária-geral adjunta da Ordem, Manoela Alves. O evento foi promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE).

A vice-presidente da OAB Pernambuco, Ingrid Zanella, destacou as ações da instituição na valorização da mulher. “Nós começamos na OAB-PE com a política de cotas, com 30% reservados para mulheres, foi uma avanço. Mas, não tínhamos atrelado essa política à questão racial. Não há políticas afirmativas sem incluir todas as esferas”, enfatizou.

A secretária-geral adjunta da OAB-PE, Manoela Alves, participou do painel “Mulheres Negras na Política”. “Entendendo a política de uma forma mais ampla, os corpos negros, infelizmente, não são naturalizados nesses espaços”, disse. “Para além de serem mulheres, as mulheres negras têm os estigmas de raivosas, incapazes", asseverou. Estiveram presentes no evento a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Cláudia Buchianeri; o presidente do TRE-PE, desembargador André Guimarães; a desembargadora eleitoral do TRE-PE e diretora da EJE, Mariana Vargas; a juíza de direito Luciana Maranhão; a professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Yumara Vasconcelos; a diretora do coletivo Rede de Mulheres Negras, Mônica Oliveira; a desembargadora eleitoral Iasmina Rocha; e a vice-diretora da Escola Superior da Advocacia, Renata Berenguer.