Notícias
14/09/2018I Fórum Internacional de Liberdade Religiosa acontece neste sábado na OAB-PE
14/09/2018A OAB Pernambuco promoverá, neste sábado (15), na nova sede da instituição, o I Fórum Internacional de Liberdade Religiosa, que será realizado às 15h30, em parceria com a Escola Superior de Advocacia. O evento, que é gratuito e não precisa de inscrição, tem como principal objetivo discutir as novas diretrizes jurídicas acerca do tema, bem como interligar assuntos que culminem no mesmo.
Compondo a programação, o professor de Direito Internacional e Assessor Jurídico do contingente de forças da ONU dos EUA enviado para Skopje e Macedônia Eric Talbot Jensen, falará sobre “Liberdade Religiosa, igualdade de Gênero e segurança nacional”; o professor de Direito e diretor do Centro Internacional de Estudos sobre Direito e Religião da Universidade Brigham Young Cole Durham, discursando sobre “Desafios emergentes para a Liberdade Religiosa no mundo”; E Rodrigo Alves, advogado em Minas Gerais, professor da Universidade Católica de Uberaba e especialista em “Desafios emergentes para a Liberdade Religiosa no Brasil”, tema que irá palestrar.
O presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OBA-PE, Paulo de Tarso, reforça a importância do evento nos dias atuais. “Trata-se de um tema que é constante, tendo em vista a intolerância existente no Brasil em todos os sistemas religiosos. É de suma importância que o assunto seja abordado e receba a devida atenção” disse.
Mais - Eric Talbot Jensen ensina e escreve sobre as áreas de Direito Público Internacional, Direito Criminal, Direito em Conflito Armado e Direito de Segurança Nacional. Jensen passou 20 anos no exército americano como Juiz advogado, quando serviu em diferentes cargos, incluindo vice-assessor jurídico da Força Tarefa Bagdá e assessor jurídico na Bósnia em apoio à operação Joint Endeavor.
Cole Durham é professor de Direito na Universidade Susa Young Gates, especialista em Direito da Liberdade Religiosa, sendo conhecido internacionalmente, e está envolvido em diversos estudos de Direito Comparado, com ênfase no Direito Constitucional comparativo. Em janeiro de 2009 o primeiro Centro de Liberdade concedeu a Durham o Freedom Award, um prêmio por contribuições extraordinárias para as causas de refugiados e liberdade humana.