28/09/2022

28/09/2022
Homenagem: OAB Pernambuco inaugura espaço Boris Trindade

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins, ladeado pelo secretário-geral da OAB-PE, Ivo Amaral Jr, e pelo diretor tesoureiro, Carlos Barros, inaugurou na tarde desta quarta-feira (28) o Espaço Boris Trindade, localizado no Cooffice Dorany Sampaio, na sede da OAB Pernambuco. A solenidade foi acompanhada pela viúva Regina Trindade, e por familiares e amigos do advogado. O espaço homenageia o advogado Boris Trindade, referência para a advocacia pernambucana, especialmente para os que militam na área criminal. Boris Trindade labutou em favor da democracia, atuou na defesa dos direitos humanos e na luta pela redemocratização do Brasil.

“É uma satisfação inaugurar no dia de hoje este espaço. A homenagem se dá em razão da trajetória profissional marcante de Boris Trindade em favor do Direito e por sua dedicação à advocacia”, comemorou o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins. “Boris, além de grande advogado, era um grande amigo, um grande contador de histórias. Por onde passou deixou boas lembranças”, asseverou Fernando Ribeiro Lins.

O filho do homenageado, Duda Trindade, falou sobre a emoção de homenagear o pai. “Ele gostava de ser chamado de Boris Trindade, advogado. Era o que ele amava fazer. Exercia com a alegria e a sagacidade de um iniciante, mas com a experiência de um gênio e ficaria feliz em seu nome estar perpetuado na Casa da Cidadania”, enfatizou Duda Trindade.

Além de Fernando Ribeiro Lins, prestigiaram a solenidade o Conselheiro Federal e diretor-geral da ESA Nacional, Ronnie Duarte; e o idealizador do espaço, o advogado Cláudio Alexandre. Participaram também os presidentes das Comissões de Defesa, Assistência e Prerrogativas e Direito Penal, Yury Herculano e José Luiz Galvão, respectivamente.

Boris Trindade - O advogado criminalista faleceu em 2021, aos 85 anos, vítima da COVID 19, deixando um grande número de admiradores e amigos. Com atuação exemplar e em defesa da democracia, ele se formou em Direito na década de 1960, servindo de inspiração para inúmeras pessoas ao longo dos anos. Foi responsável pelos primeiros habeas corpus no Superior Tribunal Militar, quando defendeu o ex-deputado Francisco Julião, das Ligas Camponesas e os secretários do governador Miguel Arraes, além do ex-deputado federal José Jofily, sendo citado em diversos livros e em documentário sobre o tema. Em 2011, foi homenageado pela OAB Pernambuco com a medalha “Joaquim Amazonas”, por seus cinquenta anos ininterruptos de exercício da advocacia, sem nenhuma infração ético-profissional durante toda a carreira. Além da advocacia, Boris Trindade se dedicou a projetos culturais, ligados, principalmente, às artes cênicas.

Confira as fotos da solenidade aqui.