Notícias
06/11/2010Grandes palestras são realizadas no Encontro Nacional da Jovem Advocacia
06/11/2010O Mercado de Trabalho e as perspectivas do jovem advogado; Honorários Advocatícios – Vinculação ou Discricionariedade do Judiciário? Ênfase no Projeto do Novo Código de Processo Civil foram alguns dos temas debatidos no 9º Encontro Nacional da Jovem Advocacia Brasileira. As palestras foram ministradas pelo presidente da Comissão Nacional de Apoio ao Advogado em Início de Carreira (CNAAI) da OAB, Paulo Marcondes Brincas e pelo conselheiro federal da OAB-PE Pedro Henrique Reynaldo Alves - respectivamente.
O presidente da CNAAI, Paulo Marcondes Brincas, destacou questões que envolvem os advogados recém-formados. “O mercado profissional é de início assustador. Mas não é porque é difícil e complicado que será inviável. Se vocês passaram no Exame de Ordem estão preparados para exercer a profissão”, ressaltou.
Brincas também comentou sobre a proibição de publicidade nos escritórios de advocacia. “Sou absolutamente a favor da proibição da publicidade na advocacia. Se for liberada a publicidade, vai beneficiar bem mais os grandes escritórios e prejudicará o advogado em início de carreira, pois campanhas publicitárias são absurdamente caras. A propaganda do advogado é o bom atendimento. Esse bom atendimento tem efeito eficaz e multiplicará a clientela”, destacou.
O conselheiro federal da OAB-PE Pedro Henrique Reynaldo Alves falou sobre Honorários Advocatícios – Vinculação ou Discricionariedade do Judiciário? Ênfase no Projeto do Novo Código de Processo Civil. Alves ressaltou sobre os avanços no combate ao aviltamento na fixação dos honorários de sucumbência. “A OAB-PE e o Conselho Federal da OAB já apresentaram à Comissão Especial de Reforma do Código de Processo Civil várias propostas de interesse da advocacia”, falou.
No segundo dia de evento, também foi realizada uma palestra com o tema Mediação e Arbitragem como novo momento da advocacia, ministrada pelo presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-PE, professor Carlos Eduardo de Vasconcelos. E também a palestra Informatização Processual e os Novos Rumos da Advocacia em sua contemporaneidade, conduzida pelo professor Alexandre Atheniense.
O vice-presidente da Ceana da OAB-PE, Vinícius Santiago, e o conselheiro federal Pedro Henrique Reynaldo Alves