Fernando Ribeiro Lins participa de entregas de títulos de cidadãos na Alepe e de medalha, no TRF5

Notícias

05/04/2024

Fernando Ribeiro Lins participa de entregas de títulos de cidadãos na Alepe e de medalha, no TRF5

05/04/2024
Fernando Ribeiro Lins participa de entregas de títulos de cidadãos na Alepe e de medalha, no TRF5

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), Fernando Ribeiro Lins, participou na quinta-feira (4), das cerimônias de entrega de Título de Cidadão Pernambucano ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Luiz Campbell Marques; e ao advogado Vicente Moreno Filho (in memoriam). Ele também esteve presente na solenidade de entrega de medalha para Nabor Bulhões, no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

Pela manhã, a comenda foi concedida ao ministro do STJ, Mauro Luiz Campbell, em sessão solene realizada no auditório Ênio Guerra da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no bairro da Boa Vista, no Recife, que reuniu representantes de diversos Poderes.

“Parabenizo o ministro do STJ pelo recebimento do Título de Cidadão Pernambucano. Ressalto o início da sua trajetória como advogado e destaco sua importância como operador de Direito no órgão de maior relevância do Poder Judiciário brasileiro”, afirmou o presidente da OAB Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins.

Durante o seu discurso, Mauro Luiz Campbell Marques, amazonense e agora cidadão pernambucano, enfatizou, emocionado, a sua relação com Pernambuco. “Agradeço a coragem do povo nordestino, evidenciado pelos pernambucanos, por terem ido à Amazônia brasileira exercer uma influência extraordinária na formação do nosso povo amazonense”, agradeceu o ministro.

À tarde, durante a entrega do título de cidadão pernambucano ao advogado Vicente Moreno Filho (in memoriam), na Alepe, Fernando Ribeiro Lins integrou a mesa solene. Ao lado dele, o deputado estadual Antônio Moraes; o ex-governador de Pernambuco, Gustavo Krause; o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Marcos Carvalho; além de Maria Eunice Diniz Moreno e Douglas Moreno, esposa e filho do homenageado, respectivamente. O ex-presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, também prestigiou a solenidade.

“Por toda sua brilhante trajetória, o nome de Vicente será sempre uma notória referência dentro do Poder Judiciário Pernambucano e na OAB-PE”, disse o presidente da seccional pernambucana, Fernando Ribeiro Lins.

Em nome de toda a família, a viúva Maria Eunice Moreno agradeceu a homenagem da Alepe. “Nossa memória afetiva e os nossos corações estão aquecidos com a presença de tantas pessoas amadas que nos fazem reconstruir o nosso eterno Vicente”, pontuou.

Já à noite, representando o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, Fernando Ribeiro compôs o dispositivo em cerimônia de outorga da Medalha da Ordem do Mérito Pontes de Miranda, a mais alta comenda concedida pelo TRF5, no Bairro do Recife. Prestigiaram ainda o evento, a vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella; o conselheiro federal Bruno Baptista; o diretor tesoureiro Carlos Barros; a diretora da CAAPE, Luana Guarino; secretário-geral adjunto da ESA-PE, Alexandre Vasconcelos; a ex-vice-presidente da OAB-PE e desembargadora do TRF5 Margarida Cantarelli, além do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Waldir Xavier Lima Filho.

O presidente do TRF5, desembargador federal Fernando Braga, foi o anfitrião da solenidade. “Com a outorga, homenageia-se alguém que cultiva, através dos seus atos e da sua história de vida, padrões éticos e sociais a servir de exemplo às futuras gerações”, destacou o presidente da OAB-PE.

A honraria foi entregue a seis personalidades: o advogado Nabor Bulhões; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Raul Araújo Filho; o desembargador federal e ex-presidente do TRF5 Edilson Nobre; o juiz federal Agapito Machado; a juíza federal aposentada Nilcéa Maggi; e a procuradora da República Nilce Cunha Rodrigues.

Referência na advocacia nacional, o advogado alagoano Nabor Bulhões agradeceu ao presidente do TRF5 por ter proposto o nome dele. “Isso muito me honra e me comove porque a láurea maior que me está sendo concedida tem como patrono o jurista alagoano Pontes de Miranda”, afirmou Bulhões.

Voltar