Fernando Ribeiro Lins fala em defesa das prerrogativas em posse da nova Mesa Diretora do TJPE

02/02/2024

02/02/2024

Na tarde desta sexta-feira (2), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), Fernando Ribeiro Lins, prestigiou a posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), para o biênio 2024/2026. Em cerimônia bastante concorrida, foram empossados os desembargadores Ricardo Paes Barreto como presidente; Fausto Campos, no cargo de 1º vice-presidente; Eduardo Sertório, na 2ª vice-presidência; e Francisco Bandeira de Mello, como corregedor-geral da Justiça.

Realizada no Salão do Pleno, no 1º andar do Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio, Recife, a solenidade contou, ainda, com a presença do Ministro da Defesa José Múcio Monteiro, do Ministro do Superior Tribunal de Justiça - STJ Humberto Martins, governadora do Estado, Raquel Lyra; o Presidente da Assembléia Legislativa Álvaro Porto; do Procurador Geral do Ministro Público Estadual Marcus Carvalho; do prefeito do Recife, João Campos; da vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella; e de muitas outras autoridades do mundo jurídico e político.

“A advocacia não é um elemento complementar, mas pilar essencial na busca incessante pela justiça. É com esse entendimento que a OAB Pernambuco reitera seu compromisso de estar sempre à disposição para uma colaboração produtiva e respeitosa. Estamos confiantes de que a relação entre a OAB-PE e o TJPE será cada vez mais fortalecida e vitoriosa, pois sabemos que, assim como nós, o Tribunal não hesitará quando se trata de defender e valorizar a advocacia”, destacou Fernando Ribeiro Lins, que fez parte do dispositivo de honra do evento.

Durante a solenidade, o desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo relembrou as dificuldades que passou no exercício do cargo e agradeceu pela oportunidade. “Gostaria de registrar as dificuldades pelas quais passei, principalmente no primeiro ano, em decorrência da COVID-19. Hoje tenho o sentimento de gratidão. Estou extremamente honrado por estar presidente deste Tribunal. Esses foram os dias mais difíceis da minha vida, mas me dediquei e fiz o meu melhor. Agradeço a Deus pela oportunidade em ter exercido este cargo", afirmou o desembargador Luís Carlos Figueiredo.

Já empossado, o desembargador Ricardo Paes Barreto falou do sentimento em assumir a presidência do TJPE. “Sinto-me muito honrado para o exercício da Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Farei tudo que estiver ao meu alcance para honrar a tradição de competência desta Corte, conquistada por meio do trabalho eficaz e profícuo dos meus antecessores”, pontuou o presidente eleito.

Pela OAB-PE, também participaram da cerimônia, a conselheira federal, Adriana Caribé; os ex-presidentes da OAB-PE, Ademar Rigueira; Ronnie Duarte; presidente da Comissão Especial de Estudo da Reforma Política, Delmiro Campos; o presidente da Escola Superior da Advocacia (ESA-PE), Leonardo Moreira; o presidente e o vice-presidente da OAB São Lourenço e Camaragibe, Hugo Calazanz e Hugo Barros, respectivamente; e o diretor de inovação da ESA-PE, Pedro Silveira.

A sessão foi transmitida pelo YouTube da Assessoria de Comunicação do TJPE.